Acorda Cidade

Em pronunciamento na sessão legislativa desta terça-feira (10), o vereador Ewerton Carneiro – Tom (PTN), que também é policial militar, cobrou agilidade na investigação de assassinatos de policiais e demais agentes da segurança pública.

Segundo Tom, “quando morre algum bacana na nossa cidade, na Bahia e no Brasil, o Governo providencia logo uma resposta, uma força tarefa. Mas, quando morre um policial militar, que arrisca a sua vida pela sociedade, não existe força tarefa para elucidação do crime”, afirmou o edil.

Além de policiais militares, ele citou o caso do policial civil Ivonilton Nascimento Marques, que foi assassinado, este ano, na porta de casa, e o ex-comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Marcos Vinícius Alves, que também foi morto a tiros quando trabalhava no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, na avenida José Falcão, em 2014.

O vereador pediu ao presidente do Legislativo Feirense, Reinaldo Miranda (PSDB), que envie um ofício à Delegacia da Polícia Civil de Feira de Santana cobrando providências pelas mortes dos policiais militares.

Em aparte, o edil Roque Pereira (PTN) ressaltou que, em Feira de Santana, um policial da Associação dos Policiais Militares (Aspra), está detido na sede do Pelotão de Guardas da 67ª Companhia Independente de Policia Militar, porque reivindicou direitos para a categoria. “O Comando Geral da Polícia Militar está agindo com ditadura”, criticou.

Novamente com a palavra, o vereador Tom disse que estão querendo também punir ele. “Mas, eu não vou cansar de defender esses praças lutadores, que vem mantendo a ordem nesta cidade. A força tarefa é para todos, independentemente de classe social”, salientou.

Na oportunidade, ele reclamou da falta de viaturas e motos para o trabalho da PM. “A Polícia Militar, em Feira de Santana, tem um trabalho muito forte com as motos e, hoje em dia, os policias estão deixando de trabalhar por falta de motos. As viaturas estão destruídas e policiais estão sem condição de dar o seu melhor. Eu queria fazer um apelo ao líder do PT nesta Casa para que seja solucionado esse problema”.

O vereador informou que, recentemente, viu várias viaturas estacionadas no Centro Administrativo, em Salvador. “Encontrei um pátio com mais de 100 viaturas. Não sei o que aquele depósito está fazendo com aquelas motos ali paradas”.

Segundo o edil, a violência no município é uma questão muita séria. Em sua opinião, a Central de Videomonitoramento não tem conseguido impedir que crimes aconteçam. “Está aí o videomonitoramento, pode auxiliar na elucidação, mas não consegue evitar os crimes”, afirmou.

Em aparte, (PT), o líder da bancada do PT na Câmara, vereador Alberto Nery, fez críticas à Central de Videomonitoramento, afirmando que já houve vários crimes na cidade e os autores não foram identificados.

190

O serviço do 190 da Polícia Militar, segundo Tom, está sendo operado agora por pessoas civis, através de uma empresa contratada pelo Governo do Estado. Ele disse que os policiais que prestam este atendimento estão trabalhando nas ruas.