Acorda Cidade

A distorção idade-ano é uma realidade para mais de 30% dos alunos da Rede Municipal. Pensando em proporcionar aos professores melhores alternativas para lidar com o tema, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, vai implementar o Programa Mediação de Aprendizagem, com encontros de formação que vão acontecer a partir deste mês até novembro. O programa terá duração de 4 anos.

Segundo informações da secretaria de Comunicação, o programa age em duas vertentes. A primeira, intitulada “Se liga”, objetiva alfabetizar crianças que repetem o ano, porque não sabem ler nem escrever. A intenção é que eles retornem às séries regulares. A segunda, denominada “Acelera Brasil”, visa contribuir com o nível de conhecimento esperado para a primeira fase do Ensino Fundamental, de maneira que os alunos possam avançar em sua escolaridade.

Para a implantação do programa, serão aplicadas provas que deverão medir o nível de escolaridade dos estudantes de 3º ao 5º ano. As avaliações acontecerão em 20 escolas pré-selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, entre os dias 9 e 11 de março. As aulas para os estudantes que tiverem dificuldade de aprendizagem começarão em abril.

“Nosso principal objetivo é que todas as crianças sejam alfabetizadas e, ao decorrer dos quatro anos, possamos diminuir gradativamente o alto índice de distorção”, avalia a professora Jayana Ribeiro, secretária municipal de Educação.