Acorda Cidade
O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, registrou demanda expressiva, na manhã desta quarta-feira (4). Além de assegurar o atendimento às gestantes de Feira de Santana, 34% foram de pacientes de cidades circunvizinhas. A unidade conta com 80 leitos de obstetrícia.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, disse que 14 pacientes receberam alta médica, na manhã dessa quarta. Ainda assim, cerca de 30 gestantes aguardavam pelo internamento por volta das 10h. Outras já chegaram à unidade hospitalar em trabalho de parto.
“Estamos com uma equipe de três obstetras, um anestesista, dois pediatras, além dos enfermeiros do acolhimento e técnicos de enfermagem”, informou. Além destes, fisioterapeutas, nutricionista e fonoaudiólogos também estão de plantão. A unidade é referência em média e baixa complexidade – realiza partos normais, cesarianas e curetagens.
Segundo Gilberte, somente na terça-feira, 70 mulheres foram avaliadas na emergência do Hospital da Mulher. “Disponibilizamos mais dez leitos extras e, mesmo assim, não está correspondendo à grande demanda”, disse.
Além dos 80 leitos de obstetrícia, o Hospital da Mulher dispõe ainda de sete berçários, oito leitos de UTI, seis leitos do Método Canguru, onze da Casa da Puérpera, três de pré-parto e duas salas de cirurgia.
Gilberte Lucas afirma que a assistência às pacientes está sendo oferecida, contudo, para garantir o melhor serviço e o mais adequado está sendo solicitado “a compreensão dos municípios que parto normal e curetagem sejam realizados nas próprias cidades de origem”.