Acorda Cidade
Dando continuidade à operação de fiscalização de estabelecimentos comerciais e camarotes nos circuitos carnavalescos, a Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon) autuou na ação de ontem (15) mais dois espaços por consumo de cigarro nos ambientes: o Vila Mix e o Bahia Mix. A operação foi realizada com apoio da Guarda Municipal.
Ontem, o camarote do Reino, que já havia sido autuado por venda e consumo de cigarros, foi interditado pelo órgão para que as exigências fossem cumpridas. De acordo com o coordenador da Codecon, Tiago Martins, a ação não pretende manter o ambiente fechado, causando transtornos para o folião. "Nosso objetivo é garantir um ambiente saudável, sem cigarro, como está previsto na legislação.", enfatizou. Após regularização, o camarote retornou ao funcionamento normalmente. Além disso, a Perine, localizada na Barra, também foi autuada pela venda de queijos com o prazo de validade vencido.
Só na operação de ontem foram vistoriados 138 estabelecimentos. Das irregularidades apresentadas, 14 foram autuados em função da ausência de preços, 13 por venda de produtos com validade expirada, dez pela inexistência do Código de Defesa do Consumidor, nove por falta de validade no produto, nove por falta de higiene, sete por acondicionamento de alimentos de forma inadequada, 13 por consumo de fumo nos ambientes e um devido à propaganda enganosa.
Para fazer uma denúncia ou solicitar informações, os foliões contam com pontos de apoio da coordenadoria o Balcão do Consumidor, localizado na Praça Municipal, em frente ao Elevador Lacerda, e os postos da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) distribuídos em pontos estratégicos como no Campo Grande, próximo ao Quartel dos Aflitos, na Barra, em frente ao Shopping Barra e em Ondina, nas imediações do monumento das Gordinhas.