Economia

Internet é opção para a compra de material escolar

Além de economizar dinheiro, consumidores poupam tempo em filas e lojas cheias

Acorda Cidade

Nem sempre é possível antecipar a compra do material escolar. Às vezes, por causa de outras dívidas ou por estar viajando no verão, as compras são adiadas para o final de janeiro ou outra data ainda mais próxima do início do ano letivo. Isso contraria a orientação de vários especialistas em economia, que recomendam não deixar essa ação para a última hora.

De acordo com o Zoom, site especializado em comparar preços em e-commerce, os itens podem variar 172% em seu preço de uma loja para outra. O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 13 deste mês, mostrando que a internet também pode ser um local apropriado para quem pretende economizar comprando material escolar de qualidade em uma loja de confiança.

Benefícios online

Na internet é muito mais fácil visitar mais lojas e comparar preços. O que você levaria horas para fazer em lojas físicas, tanto em locomoção quanto em atendimento, no meio online é possível fazer com muito mais agilidade. No verão, há ainda a comodidade de não precisar enfrentar longas filas e lojas cheias de gente.

De acordo com uma orientação do Procon-SP, mesmo que os preços na internet sejam menores, é necessário continuar fazendo sua busca por diversos sites. Além disso, é necessário ficar atento a lista de itens exigidos pela escola, que não deve contar com produtos de uso coletivo ou cobrança de taxas para despesas como água, telefone e luz.

Opinião das crianças

Apesar das crianças e adolescentes serem os usuários dos materiais, a compra deve ser feita em um consenso com os pais. Antes de decidir o que levar, deve-se ver o preço e a qualidade do material, além da cor e dos personagens que costumam fazer parte dos atrativos, principalmente para os estudantes mais novos.