Daniela Cardoso

Começou no pátio da SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito) a vistoria das motocicletas autorizadas para fazer o transporte de passageiros, em Feira de Santana. A vistoria segue até o dia 30 desse mês e de acordo com o secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy, o objetivo é verificar a legalidade da moto, o estado de conservação, o estado de manutenção, para que efetivamente venham a prestar um serviço para a comunidade e com segurança.

“Temos aproximadamente 500 motos que operam o sistema de mototaxistas na cidade. Na parte de cadastramento, iremos identificar os proprietários, os condutores, analisar a habilitação, os antecedentes criminais e depois entramos na parte de vistoria”, afirmou.

De acordo com o secretário, os permissionários não pagam nenhuma taxa para circular. Ele explicou que os permissionários só pagam uma taxa para participar do edital de licitação e outra taxa no ato da vistoria.
Ebenézer Tuy destacou que o mototaxista que não comparecer para a vistoria será notificado e caso continue sem fazê-la, terá a licença perdida. “Quem não comparecer está demonstrando que não tem habilidade suficiente para prestar o serviço”, afirmou.

Clandestinos

Sobre a fiscalização do transporte clandestino, Ebenézer disse que a secretaria tem feito tanto para carros como para motos. De acordo com ele, entre os meses de novembro e dezembro o número de motocicletas apreendidas superou o número de carros.

“Até o dia 12 de dezembro tivemos o total de mais de 500 veículos removidos na parte do transporte irregular de passageiros. Temos documentos que comprovam que o número de motos foi superior ao número de veículos quatro rodas”, disse.

Valores

Muitas pessoas têm reclamado dos valores cobrados por alguns mototaxistas em Feira de Santana. Luiz Santana, que é presidente do sindicato da categoria, disse que a tarifa está congelada há quatro anos e que após o processo de vistoria o sindicato vai solicitar o reajuste.

“O valor real da corrida é R$ 4,50 no perímetro urbano, que compreende tudo que está dentro do Anel de Contorno. Para os bairros que estão situados fora do Anel de Contorno, o valor é R$ 5,50. Vale salientar que nos domingos e feriados e das 22h até as 5h é acrescido 25% do valor da tarifa”, informou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade