Acorda Cidade
São 119 peças do acervo do Museu Geológico da Bahia. Dentre elas, meteoritos, rochas, recursos minerais, fósseis, pedras ornamentais, petróleo e seus derivados, gemas, além de um setor dedicado só ao sistema solar e ao universo. Tudo isso exposto para visitação pública no Museu Parque do Saber, em Feira de Santana.
De acordo com o site da prefeitura, a exposição abrange desde o sistema solar até a geologia da Bahia, relacionando sua importância para a evolução do homem desde o início do universo. Entre os fósseis estão expostas evidências da vida primitiva, com destaque para a fauna mamífera, a exemplo do mastodonte, animal que, segundo estudos, viveu em território baiano há mais de 11 mil anos e que se assemelhava a um elefante.
“Nenhuma das peças é réplica e a procedência da maioria delas é da Bahia mesmo”, lembra Basílio Fernandez, diretor de Difusão Científica do Museu. O visitante pode, além de conhecer a história do material apresentado, saber das propriedades de acordo com a classificação científica e o uso prático no cotidiano das pessoas.
Estudante de Psicologia, Leila Cristiane Menezes, que reside em São José de Mipibu, Rio Grande Norte, e está a passeio em Feira de Santana, elogiou a iniciativa do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. “Estou encantada com tudo que vi e a forma interativa como é feita a apresentação das peças agradou às minhas crianças também”, analisa.
O site www.museuparquedosaber.ba.gov.br e o telefone (75) 2101-8602 estão disponíveis para o agendamento de visita em grupos. O horário de visitação do Museu vai de 8h30 às 12h e das 14h às 18h30.