Acorda Cidade
Sonho, expectativa e ansiedade foram as palavras mais pronunciadas pelo grupo de 33 novos intercambistas da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), segunda e terça-feira (12 e 13), nas cerimônias de assinatura de contrato do programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Participaram representantes da Reitoria e da Assessoria Especial de Relações Institucionais (Aeri) da Uefs, além dos estudantes e familiares.
Para Brisa Correia, do curso de Direito, que vai estudar na Universidade do Minho (UM), em Portugal, esta é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. “Espero me surpreender no quesito cultural e também estudantil. Vou aproveitar ao máximo essa oportunidade de aprendizagem acadêmica e também humana”, ressaltou.
Na cerimônia, o coordenador da Aeri, professor Washington Fraca-Rocha, destacou a trajetória da Uefs no contexto da internacionalização universitária. “Desde 2007, 422 estudantes já ingressaram no intercâmbio, um marco na história da Universidade”. O reitor José Carlos Barreto salientou que todos os cursos de graduação foram já foram contemplados, “o que insere a Uefs entre as instituições mais participativas do país no Ciência sem Fronteiras”.
Dentre as instituições que receberão os novos intercambistas estão a Universidade de Lisboa, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora, Universidade do Minho, Instituto Politécnico de Braga, em Portugal; Universidade de Salzburg, na Áustria; Universidade Santiago de Compostela, na Espanha; Universidade Nacional Autônoma, no México; Universidade de Madalena, Universidade Francsico de Paula, Universidade Libre, na Colômbia.