Acorda Cidade

O roubo de estepes é um crime cada vez mais comum, mas é difícil para a polícia fazer um balanço da incidência desse crime porque muitas vezes o motorista só consegue perceber que foi roubado no momento que precisa do pneu. Geralmente, esse é o pior momento para descobrir que foi lesado – já que muitas vezes você está na estrada ou em algum lugar desconhecido.

Roubo abastece mercado clandestino

Além de lesar os proprietários dos veículos que foram furtados, os criminosos revendem esses estepes em um mercado clandestino, junto de muitos outros produtos ilegais. Isso permite que o crime organizado fique cada vez mais forte, ao conseguir novas maneiras de conseguir dinheiro e investir em armamento e outros produtos. O ideal é sempre comprar equipamentos e pneus em lojas autorizadas e especializadas.

Tudo isso, portanto, é um ciclo que coloca em jogo toda a segurança pública. Mesmo assim, é raro encontrar qualquer estatística ou medida de segurança contra essa modalidade de furto. Segundo a polícia de São Paulo, o crime não é especificado nos dados divulgados pela segurança pública.

Como se proteger

Está se tornando cada vez mais popular ver cabos de aço amarrados ao estepe. Segundo os proprietários e as lojas especializadas, o instrumento dificulta a ação dos criminosos. Outra medida de segurança muito utilizada são as travas com segredo, que trazem segurança e dificultam ainda mais que o estepe seja roubado.

Algumas pessoas preferem modelos usados ao invés de pneus novos no estepe. Assim, no momento de trocar de pneus, mantenha aqueles que estão em bom estado para ficarem como estepe – uma vez que os criminosos não se interessam por pneus usados.