Andrea Trindade
A dona de casa Rita de Cássia Ferreira da Silva Brito, que reside na cidade de Conceição do Coité, busca recursos para realizar o tratamento da filha de 12 anos, que sofre de escoliose – um desvio da coluna vertebral para a esquerda ou direita, resultando em um formato de "S" ou "C".
Rebeca Larissa da Silva precisa de uma cirurgia, que custa em torno de R$ 150 mil, e sente muitas dores. Ela usa um colete para atenuar a rapidez do processo de curvatura e por conta disso sente falta de ar, uma vez que o colete precisar estar muito apertado.
Foto: Calila Notícias
A mãe conta que às vezes a garota não consegue nem mesmo dormir por causa das dores. Os pais não têm condições de realizar o tratamento e foram informados que para fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), precisariam esperar cerca de um ano. Um médico os orientou a pedir a liberação da cirurgia ao Ministério Público, mas isso também levaria tempo, e o caso de Rebeca evolui rapidamente.
Diante de tantas dificuldades não restou alternativa aos pais, a não ser vender a própria casa, que custa cerca de R$ 100 mil. Rebeca, segundo a mãe, começou a apresentar o problema no ano passado e foi alertada pelos os médicos em Feira de Santana sobre a gravidade do problema dela.
De acordo com Dona Rita, uma vizinha percebeu que a coluna da jovem estava torta e em poucos dias a curvatura passou a aumentar. Se a situação se agravar ela pode ficar paralítica.
A jovem estava com curvatura de 40 graus quando fez a primeira ressonância em novembro de 2013 e agora a inclinação aumentou para 78 graus. Se a casa for vendida, Sr. Odair, pai de Rebeca, que trabalha com Sisal, disse que a família terá que morar de aluguel.
Com informações do Calila Notícias
