Acorda Cidade

O Dia Internacional da Prematuridade, comemorado na segunda-feira (17), está sendo celebrado no Hospital Estadual da Criança (HEC) com uma série de atividades relacionadas ao tema ao longo da semana. A primeira atividade realizada foi uma palestra com o Dr. Rodrigo Silva sobre "Particularidades do prematuro".

Para o neonatologista, é muito importante a participação de cada profissional nos cuidados da particularidade dos prematuros. "Os prematuros representam uma média de 10% em relação a todos os nascimentos. Julgo importante a realização dessa semana repleta de atividades para que possamos melhorar a assistência aos prematuros, os conhecimentos em relação aos mesmos, e a abordagem a esses pequenos tão seletos e especiais a fim de que possamos oferecer uma melhor qualidade de vida para eles", afirma Dr. Rodrigo Silva.

Na segunda-feira (17) foram realizadas no HEC/IMIP palestras sobre "Colostroterapia", com a profª. Drª. Tatiana de Oliveira Vieira; "Protocolo de amamentação do prematuro" com a fisioterapeuta Nathália Hafner; "Método Canguru", ministrada pela enfermeira Myllena Anjos; "A família do prematuro", realizada pela psicóloga Tatiana Varjão, e uma palestra sobre o "Posicionamento do recém-nascido", ministrada pela fisioterapeuta Sabrine Cortiana.

A programação continua ao longo da semana, entre os dias 18 e 21 deste mês. Cursos de Reanimação Neonatal e workshops sobre Imersão Terapêutica em bebês muito Prematuros e Manejo do Ingurgitamento Mamário Tardio também fazem parte das atividades do evento.