Bahia

Centro de Referência Nelson Mandela já atendeu mais de 90 casos de racismo

Órgão oferece apoio jurídico, psicológico e social a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia

18/11/2014 às 09h28, Por Rachel Pinto

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Inaugurado em dezembro de 2013, o Centro de Referência Nelson Mandela oferece apoio jurídico, psicológico e social a vítimas de racismo e intolerância religiosa na Bahia. Funcionando no 1º andar do Edifício Brasilgás, na Avenida Sete de Setembro, no centro de Salvador, o serviço já atendeu mais de 90 casos. Pioneiro no Brasil, o centro é vinculado à Secretaria de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi). Atuando tanto a partir de denúncias, quanto em casos noticiados pela mídia, a estratégia encaminha e acompanha os processos jurídicos e o cumprimento de possíveis medidas judiciais contra condenados pelos crimes de racismo.

De acordo com Ivonei Pires, coordenador do centro, a abordagem multidisciplinar vai além da assistência jurídica e é o principal diferencial no enfrentamento ao racismo, o que contribui para a conscientização e um maior volume de registros. “Temos atendido praticamente dois casos por semana de pessoas discriminadas no local de trabalho, espaços públicos, lojas, shoppings da cidade, escolas, além de casos de racismo institucional, de pessoas maltratadas ou que não têm o devido respeito quando acessam o serviço público”, disse Pires.

Segundo ele, a articulação com órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil organizada por meio da Rede de Combate ao Racismo permite ampliar o alcance do centro localizado em Salvador para todo o estado.

Além de registrar denúncias, o Centro Nelson Mandela realiza cursos de capacitação e formação, debates, palestras, fóruns e oficinas. Até o dia 28 deste mês, a unidade sedia a Sexta de Debates, uma série de discussões e exibição de filmes temáticos sobre educação, emprego e religião, que acontece sempre às sextas-feiras, dentro da programação do Novembro Negro.

O atendimento ao público funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h. Às sextas-feiras, a equipe do centro trabalha fazendo a triagem dos casos para os devidos encaminhamentos. As denúncias podem ser feitas ainda através do site da Sepromi ou pelo telefone (71) 3117-7443/ 3117-7948.
 

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