Laiane Cruz

Começou neste sábado (8) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A mobilização segue até o dia 28 deste mês. Em todo o país, mais de 100 mil postos receberam a vacina.

Em Feira de Santana, a meta de imunização contra a paralisia infantil é de 39 mil crianças, com idades entre os seis meses e os cinco anos incompletos.

A vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola deve ser aplicada em cerca de 34 mil crianças a partir de 1 ano de idade até os cinco anos incompletos.

De acordo com a coordenadora da Rede Frio do município, Kátia Ferraz, as vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Postos de Saúde da Família (PSF), além de estandes montados na Secretaria de Saúde, Estação Rodoviária, Boulevard Shopping, e os supermercados G Barbosa da Rodoviária e da Rua Marechal Deodoro.

A coordenadora da Rede Frio informou que este ano a campanha traz também a vacina DPT acelular, contra difteria, tétano e coqueluche, para mulheres gestantes, a partir da 27ª semana de gravidez até a 36ª semana, e profissionais que trabalham em UTI's neonatais. A vacina será disponibilizada a partir da próxima segunda-feira (10), em todas as UBS do município.

Contágio

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.