Naiara Moura
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começou no dia 1º de novembro e segue até o dia 31. Nesta etapa, os criadores devem vacinar o rebanho jovem, com idade de 0 a 24 meses. A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), é vacinar mais de 4 milhões de bovinos e bubalinos.
Segundo Aurino Soares de Melo, coordenador da Coordenadoria Regional de Feira de Santana da Adab, um rebanho de 750 mil animais está sob a coordenadoria de Feira de Santana e pelo menos 250 mil estão na faixa etária e devem ser vacinados. “É uma campanha que o criador tem um custo bem menor, já que ele não vai precisar comprar vacina para todo rebanho”, explica.
“Há mais de 15 anos que nós não temos nenhum caso de febre aftosa na Bahia. A doença está praticamente erradicada mas ainda há riscos por conta dos países vizinhos que fazem fronteira com alguns estados do Brasil. São estados como Mato Grosso do Sul, que mandam muitos animais para nossa região. Existe ainda um risco de contaminação e, por isso, precisamos proteger o nosso rebanho fortalecendo as campanhas semestrais de vacinação”, relata.
Nas propriedades que aglomeram muitos grupos de animais, como o Parque de Exposição, há um risco maior de contaminação. “Nesses espaços de risco nós fazemos um acompanhamento mais próximo, indo até a localidade e verificando se realmente o criador está aplicando a vacina”, destaca.
O coordenador orienta que o criador deve adquirir a vacina, levar até a propriedade em condições adequadas, em um isopor com gelo e aplicar essa vacina de forma higiênica. No prazo de 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer nas unidades da Adab, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária.
Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação), também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei.
Confira a lista de lojas credenciadas pela Adab através do link: http://www.adab.ba.gov.br/?page_id=111
Com informações do repórter Ney Silva