Daniela Cardoso
Nesta segunda-feira (3) foi realizada a abertura do Novembro Azul, com um seminário de capacitação para profissionais de saúde do município de Feira de Santana. Durante o mês de mobilização da prevenção do câncer de próstata, as unidades de saúde nos programas de saúde da família, nas policlínicas, no centro de DSTs, entre ouros locais, estarão realizando exames, onde o público alvo será homens acima dos 45 anos.
De acordo com a enfermeira, Kátia Simone, a partir de hoje os enfermeiros e os profissionais médicos já estarão atendendo os usuários masculinos em todas as unidades de saúde do município. Ela destacou que no decorrer do mês de novembro, diversas ações serão realizadas em locais como as feiras do bairro Cidade Nova e Estação Nova e no Centro de Abastecimento.
“Vamos fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite. Teremos uma equipe completa para fazer o aconselhamento, apoio e encaminhamento, caso algum caso seja detectado”, afirmou a enfermeira.
O médico urologista, Victor Pascoalin, destacou a importância da prevenção para o diagnóstico precoce. De acordo com ele, 61 mil homens serão acometidos pelo câncer de próstata no Brasil, no próximo ano.
“O câncer de próstata é o câncer mais presente no homem e é a segunda causa de morte. Esse é um câncer que quando feito o diagnóstico precoce, as chances de cura giram em torno de 90%. É importante frisar que o câncer de próstata em suas fases iniciais não tem qualquer sintoma, então não é porque o homem não está sentindo nada que ele não deve ir ao urologista, pelo contrário, ele deve ir anualmente, pois a gente sabe que quanto mais cedo o diagnóstico, maior as chances de cura”, afirmou.
Sobre os tratamentos, o médico informou que existem dois tipos; através da cirurgia e da radioterapia. Segundo ele, o médico deve conversar com o paciente para saber qual o melhor tratamento. Victor Pascoalin afirmou que as chances de cura das duas modalidades são bem semelhantes.
“Antes do tratamento é importante frisarmos a questão do diagnóstico, que é feito através do PSA (exame de sangue) e da realização do toque retal. Aqui em Feira já temos condições plenas de realizar o tratamento do câncer de próstata no Hospital Dom Pedro de Alcântara e temos visto que a quantidade de pacientes operados e tratados tem aumentado bastante”, destacou.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade


