Andrea Trindade
O Dia de Finados foi de movimentação intensa nos cemitérios de Feira de Santana, principalmente no São Jorge, o maior da cidade. Desde cedo milhares de pessoas passaram pelo local para visitar os túmulos de parentes e pessoas queridas e participar das missas que estavam sendo celebradas.
As celebrações e as homenagens simbólicas prestadas aos entes falecidos possuem grandes dimensões cultural, histórica e também econômica em todo o Brasil e no Dia de Finados essas homenagens são mais intensificadas.

A vendedora Indiana Lima, saiu de Salvador para comercializar flores em Feira de Santana. Ela considerou o movimento mais tranquilo pela manhã, mas a tarde segundo ela houve um aumento na procura. “Compramos a mercadoria com um aumento em relação ao ano passado, mas por causa da concorrência tivemos que reduzir o preço e tentar compensar com a venda de outros produtos. Até o meio-dia já tinha conseguido vender metade”, disse informando que begônia e crisântemo são as flores mais procuradas.

O Dia de Finados é celebrado com feriado em todo o país no dia 2 de novembro, dando sequência à comemoração do Dia de Todos os Santos, ambos fixados pela Igreja Católica desde o século 13.
A ideia de criar uma data especial para recordar os mortos foi do monge Santo Odilon, em 1098. O costume se expandiu pelo mundo e, passados mais de mil anos, continua sendo celebrado em quase todos os países.
Com informações e fotos do repórter Ney Silva do Acorda Cidade


