Daniela Cardoso e Ney Silva

Em todo o mundo, mulheres com idades que variam entre 20 a 40 anos vêm sendo prejudicadas com o câncer de mama. Existe uma recomendação de que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos. O médico radio-oncologista Gustavo Mota diz que realizar o exame antes dos 40 pode ser perigoso para a saúde da mulher.

“A recomendação é que a mamografia seja realizada a partir dos 40 anos, uma vez por ano. A grande questão, que é até polêmica, é anteceder a data da mamografia. Uma vez que a gente antecede, a mama da mulher vai estar exposta à radiação, o que pode trazer problemas futuros para a mulher, inclusive o próprio câncer”, declarou.

Outra questão citada pelo médico é que o Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) avaliam o custo que a mudança na idade recomendada para fazer a mamografia possa gerar. Ele observa que o custo da saúde vai aumentar muito, pois vários exames de mamografias estarão sendo realizados, porém poucos casos serão diagnosticados.

Apesar disso, Gustavo Mota diz que os médicos têm observado na prática o aumento de casos de câncer de mama em mulheres jovens. “Geralmente são cânceres bem mais agressivos do que os das pacientes que têm idade acima dos 50 anos. Isso preocupa a gente e temos que pensar em possibilidades de intervenção mais precoce”, afirmou.