Laiane Cruz
O Parque de Exposição João Martins da Silva sedia, a partir da próxima quinta-feira (9) até domingo (12), o Festival do Cavalo. Pela primeira vez o evento é realizado na cidade e vai promover prova de marcha, team penning, apartação, tambor com baliza, argolinha, equoterapia, escola fundamental, hipismo clássico, rodeio, forró, cavalgada e cursos.
De acordo com secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Morais, o festival é tradição na Bahia, que era realizado em Salvador. O evento, que reúne todo o segmento ligado à criação de cavalos, terá também feira de animal, artesanato, parque infantil, passeios de pônei e charrete. “Vamos considerar Feira nesses quatro dias a capital do cavalo no Brasil.”
Apesar de a abertura oficial ser na quinta-feira, hoje haverá atividades no Parque ligadas ao evento, como a realização do curso de doma racional, com animais xucros. O curso é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e ensinará os interessados a domar cavalos usando palavras e através na análise comportamental do animal.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte, Leonardo Abreu, Feira de Santana vem se destacando há anos no ramo de criação de equinos.
“Feira é um município organizado a nível de cavalo. Tem vários segmentos de baia, várias cavalgadas e várias atividades. Ela se destaca na quantidade e na qualidade dos animais”, afirmou.

