Acorda Cidade
A direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) inaugurou na manhã desta sexta-feira (3), 16 novos leitos de ortopedia. A obra foi realizada com recursos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) com objetivo de melhorar o principal tipo de atendimento no HGCA, que são os politraumatismos.
Para Dr. José Carlos Pitangueira, os 16 novos leitos de ortopedia vão contribuir bastante para diminuir o fluxo de pacientes ortopédicos no HGCA. “A ortopedia sempre foi meu maior desafio aqui nesta unidade. Com os novos leitos e a enfermaria de ortopedia, o atendimento será mais especifico, diminuindo assim o tempo de permanência dos pacientes internados."
O diretor de Gestão da Rede Própria (DGRP) da Sesab, José Válter Júnior, disse que esta obra é uma solicitação antiga dos médicos ortopedistas do HGCA. “Como o número de pacientes ortopédicos é grande no HGCA, principalmente de pessoas vítimas de queda de motos, com aproximadamente 14 atendimentos diários, os médicos sempre solicitaram um local adequado para que pudessem avaliar melhor os pacientes pós-atendimento da urgência e emergência”, disse Zé Valter, acrescentando que desta forma haverá uma rotatividade maior destes leitos, tendo mais vagas para que os pacientes sejam melhor atendidos.
O Clériston Andrade é referência em atendimento às vítimas com fratura exposta e atende Feira de Santana e mais 127 municípios pactuados. Segundo dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same) do HGCA, 80 % dos atendimentos realizados no hospital são ortopédicos. Os principais traumas são de pessoas vítimas de acidentes automobilísticos (de janeiro a agosto deste ano, foram 3.263 atendimentos às vítimas de acidentes de veículos) seguido de queda com 2.064 casos.