Daniela Cardoso

A Associação Protetora dos Animais (APA), localizada no bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana, existe há 12 anos. O abrigo é para animais que precisam de tratamento, o que gera um custo de aproximadamente 15 mil reais por mês. Ricardo Lima, presidente da instituição, afirma que as doações não suprem as necessidades.

“Estamos com a situação muito crítica. Hoje temos aproximadamente 500 animais e pouca contribuição para manutenção do abrigo. É necessário arrecadar em média 15 mil reais por mês. Esse dinheiro é usado para comprar ração, pagar aluguel, manutenção, tratadores, funcionários, veterinários e medicações”, informou.

De acordo com o presidente da instituição, duas toneladas e meia de ração são gastas por mês. Segundo ele, algumas pessoas doam ração e a instituição realiza bingos e shows beneficentes para ajudar nas despesas.

“Cada dia que passa fica mais difícil manter, pois as despesas aumentam. Nossa capacidade é para no máximo 250 animais e estamos com 500. Quando a gente vê que o animal está muito debilitado e doente damos um jeito de acolher. Geralmente pegamos os animais atropelados, ou vítimas de maus tratos. Nós tratamos e colocamos para adoção”, explicou.

Quem quiser ajudar pode adotar os animais ou doar ração e medicamentos, segundo disse Ricardo Lima, que informou ainda que a instituição não recebe ajuda de nenhum órgão governamental, mas que existe uma proposta em andamento para tentar uma ajuda mensal com a prefeitura de Feira de Santana.

Quem quiser ajudar a APA pode entrar em contato através do telefone (75) 8874.4071.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade