Acorda Cidade
A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde reuniu os agentes de endemias nesta quarta-feira (24) no auditório Dr. João Batista de Cerqueira, para tratar da febre chikungunya.
O trabalho dos agentes, de acordo com informações do site da prefeitura, é considerado imprescindível entre as medidas adotadas visando o controle do vetor da nova doença. As instruções para reforçar a prevenção e controle foram dadas por Fernando Campos Avendanho e Priscila Leal Leite, técnicos do Ministério da Saúde.
Leia também: Ministério da Saúde já confirma 14 casos da febre chikungunya em Feira de Santana
Ainda de acordo com informações do site, o trabalho consistirá em reforçar as ações de controle da dengue, que são as mesmas para chikungunya. Como não há vacina, a melhor forma de prevenção é a mobilização de toda a comunidade junto com os profissionais de saúde e os agentes, visando eliminar os criadouros do mosquito.
O trabalho está sendo feito a partir de bairros como George Américo, Campo Limpo, Parque Ipê, Tomba, Fraternidade, Panorama e Feira-X, que registraram mais casos de dengue e agora tem mais chances da ocorrência de chikungunya.
Os técnicos destacam ainda que ao contrário da dengue, que tem uma alta letalidade, a chikungunya quase não registra casos de morte, porém as pessoas adoecem mais.
A atualização de dados indica 291 casos suspeitos e 14 confirmados para febre chinkungunya em Feira de Santana.