Laiane Cruz

O trânsito próximo ao Terminal Central em Feira de Santana está congestionado na manhã desta quarta-feira (22). Um grupo de cadeirantes bloqueou a entrada do terminal e uma longa fila de ônibus se formou na Rua Olímpio Vital. Com faixas eles reivindicam mais ônibus com elevadores e manutenção dos equipamentos que já existem.

O cadeirante Francisco dos Santos afirmou que é comum os elevadores travarem no momento em que um deficiente está tentando entrar no ônibus. Ainda segundo ele, alguns motoristas param longe do meio fio, dificultando o embarque e desembarque de pessoas que utilizam cadeiras de rodas.

Outro cadeirante, Antonio de Oliveira diz que está há dois anos nessa situação e conta que ele já chegou a passar mais de duas horas no ponto de ônibus e quando o veículo com acessibilidade chegou, o elevador estava quebrado.

(Ônibus foram impedidos de entrar no Terminal Central)

Um dos organizadores da manifestação, Manuel Messias, relatou também os atritos entre cadeirantes e alguns motoristas do transporte urbano. “Já fui agredido e tenho vários colegas que já foram agredidos e ameaçados por motoristas. Tem motoristas bons, mas tem muitos também que não prestam. Um já chegou a dizer que ia me imprensar entre o ônibus e um carro”, disparou o cadeirante.

Ele ressaltou ainda a luta dessas pessoas por um transporte com mais qualidade. “A nossa é luta é velha, já conversamos com a secretaria de trânsito várias vezes, a prefeitura sabe, as empresas (de ônibus) sabem. Os elevadores estão todos quebrados, sucateados, e ninguém faz nada pela gente. Fica difícil pra gente ficar duas ou três horas no ponto de ônibus, e os elevadores dos ônibus todos quebrados”, afirmou.

As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.