Daniela Cardoso e Ney Silva
O cartão SUS, documento que se tornou obrigatório em todo o Brasil no momento de se buscar atendimento em unidades de saúde, está também sendo exigido por empresas particulares no momento de contratar seus funcionários.
Em Feira de Santana, o cartão do SUS é emitido pela Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Sônia Vasconcelos, que é coordenadora do setor que emite o documento, muitas pessoas só procuram o cartão quando são diagnosticadas com algum problema de saúde. Ela ressalta a importância do documento.
“Eu costumo dizer que o cartão do SUS é um documento de identidade. A pessoa sempre tem que ter esse cartão na bolsa para qualquer eventualidade. Algumas empresas também estão solicitando o cartão no momento da contratação dos funcionários”, afirmou.
Segundo a coordenadora, um dos maiores problemas que acontece no momento de fazer o cartão é a grande quantidade de pessoas. Ela destaca a importância de se antecipar.
“Muita gente não está dando importância ao cartão e só vêm de última hora. As pessoas não tiram um documento de RG de última hora, mas porque precisam, e com o cartão do SUS também deve ser assim. É necessário ter o documento para qualquer eventualidade de saúde”, informou.
O cartão do SUS é feito na Secretária Municipal de Saúde e é necessário levar o documento de identidade, ou certidão de nascimento, para quem não tem identidade, além do comprovante de residência, pois a pessoa deve residir em Feira de Santana.