Acorda Cidade

“Cidade para as pessoas: proteção e prioridade ao pedestre”, este é o tema da Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro com a proposta de alertar à sociedade para a necessidade de adotar uma postura mais responsável e segura no trânsito. Em Feira de Santana a ação acontece de 23 a 26 de setembro, no Espaço de Cultura Marcus Moraes, na Avenida Getúlio Vargas, com a realização de palestras, exposições, blitz, distribuição de material educativo, simulados, dentre outros.

O evento conta com a participação da 3ª Ciretran de Feira de Santana, Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Samu, Sest/Senat, Sesc, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, dentre outros. A abertura acontece na terça-feira (23), às 10 horas, com apresentação da banda da Guarda Municipal.

No dia 24 (quarta-feira) acontece a blitz educativa em diversos pontos da cidade, com a participação de Agentes de Trânsito da SMT, PRF, Pelotão Asa Branca e Sest/Senat. Na oportunidade, serão realizadas orientações e distribuição de material informativo com o tema da Semana do Trânsito. Os condutores infratores serão convocados a participar de palestra no Sest/Senat.

A Polícia Militar realiza no terceiro dia do evento, 25 de setembro, trabalho educativo com estudantes, às 09 e 15 horas. O encerramento, no dia 26 de setembro, será marcado pelo Simulado com equipes do Samu e Corpo de Bombeiros.

O coordenador da 3ª Ciretran, Silvio Dias, destaca a importância da participação da comunidade no evento. “Este é um momento oportuno para refletirmos sobre a responsabilidade que cada um tem para um trânsito mais seguro, atentando para o que diz o Código de Trânsito Brasileiro, que os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela segurança dos pedestres”, destaca.