Feira de Santana

Primeira reitora negra da Bahia ministra aula em Feira de Santana

A reitora destacou que Salvador é a primeira capital que tem um programa de combate ao racismo institucional, e informou que a intenção do convite para ela participar da aula-palestra é a troca de experiências com vistas na implantação desse programa pela prefeitura de Feira de Santana.

26/08/2014 às 18h04, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Daniela Cardoso

A primeira reitora negra da Bahia e atual secretária de Reparação Social da prefeitura de Salvador, Ivete Sacramento, ministrou uma aula-palestra para alunos do núcleo de estudos de igualdade racial (Nepir), nesta terça-feira (26), no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf). O Nepir é uma iniciativa do Conselho Municipal de Comunidades Negras e Indígenas, com apoio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social.

A reitora destacou que Salvador é a primeira capital que tem um programa de combate ao racismo institucional, como programa de governo, e informou que a intenção do convite para ela participar da aula-palestra é a troca de experiências com vistas na implantação desse programa pela prefeitura de Feira de Santana.

“Temos metas que devem ser cumpridas. O racismo impede a ascensão dos servidores, faz com que a prefeitura tenha um serviço ruim, pois as pessoas fazem atos de racismo contra os servidores, contra os clientes e queremos enfrentar esse problema de forma que no futuro não tenhamos mais atos de racismo vindos de servidores das prefeituras”, afirmou Ivete Alves.

A secretária de Reparação Social informou que em Salvador tem 52% da população negra e parda do Brasil. Segundo ela, na capital baiana, 82% da população é negra e parda e ainda assim existem impedimentos pela cor da pele. Ivete Alves explicou que se trata de uma discriminação histórica.

“O racismo implica na falta do desenvolvimento do país. Falamos de racismo institucional quando se confunde a cor da pele com condição social. No dia 14 de maio de 1888, um dia após a abolição da escravatura, a raça negra foi excluída do processo histórico desse país. Isso se reflete até hoje, pois quem mora na periferia, quem tem educação de má qualidade, quem tem saúde de má qualidade, é geralmente a raça negra e pobre”, afirmou.

Ela disse que o objetivo das discussões é promover a igualdade racial e consequentemente a igualdade econômica, cultural e assim por diante. Para a secretária, o negro encontra diversas dificuldades no país inteiro. Ela cita as cotas como exemplo e considera que elas são ações afirmativas que tratam de modo diferente a quem historicamente foi tratado de modo diferente.

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Feira de Santana

Presidente do Sindesp rebate APLB sobre pagamento dos precatórios e dispara: "Os professores só querem receber o dinheiro deles"

Hamilton Ramos também rebateu a fala de que o sindicato, por conta própria, estaria tentando “vender” ao banco o valor...

07/05/2024 às 20h40

Reforma e decoração da casa de Hendyohara ft - Ed Santos - Acorda Cidade

Participe!

Designers de Feira de Santana decoram casa de mãe solo em homenagem do Dia das Mães; veja como colaborar

O grupo DI resolveu usar a história de Hendy como reflexo de uma bela homenagem a todas as mães que...

07/05/2024 às 16h25

Parque do Saber

Apoio ao Rio Grande do Sul

Prefeitura e Arquidiocese instalam ponto de arrecadação para vítimas de tragédia no Rio Grande do Sul

As doações podem ser feitas a partir desta quarta-feira (8) no Parque do Saber.

07/05/2024 às 16h14

Batatinha

Feira de Santana

Apesar de aumento no pimentão, batatinha tem redução de preço no quilo em Feira de Santana

Além do preço da batatinha, outros alimentos também sofreram uma redução, como a banana prata.

07/05/2024 às 10h13

coelba

Feira de Santana

Coelba informa desligamentos programados a partir deste sábado (11) em Feira de Santana

A Coelba também destaca que os serviços podem ser concluídos antes do horário previsto, ou podem não ser realizados devido...

07/05/2024 às 07h25

Canta Feira

Evento Gospel Gratuito

Canta Feira acontece nesta sexta-feira (10); Eli Soares e Sandro Nazireu estão na programação 

A proposta é levar adoração, fé e alegria de forma totalmente gratuita aos evangélicos. 10 atrações vão animar o público evangélico...

06/05/2024 às 22h10

image

Rádio acorda cidade