Daniela Cardoso e Ney Silva
Os mesários que vão trabalhar nas eleições de 5 de outubro já começaram a ser convocados pelas quatro zonas eleitorais de Feira de Santana. Segundo o chefe do cartório da 156 Zona Eleitoral, Danilo Pereira, os mesários serão treinados em setembro.
“As cartas de mesários já foram encaminhadas. As pessoas dos distritos estão recebendo pessoalmente, e a gente pede que elas recebam com carinho o nosso servidor, pois eles estão apenas cumprindo a missão institucional. Aqui na sede a gente manda a carta pelos Correios”, informou.
Para Feira de Santana, a previsão é que em torno de 4.200 mesários trabalhem nesta eleição, somando as quatro zonas eleitorais. Segundo Danilo Pereira, é um número grande, que conta também com mesários voluntários.
“Tivemos muitos voluntários esse ano. A campanha teve um efeito grande, e quem ainda tiver interesse pode acessar o site do TRE e fazer o cadastro. O voluntário tem o benefício, se for universitário, da carga horária extracurricular, caso a faculdade seja credenciada”, destacou Danilo Pereira. (Confira a lista das faculdades conveniadas).
As pessoas que trabalharem como mesários ainda têm direito a dois dias de folga para cada dia de convocação, auxílio-alimentação nos dias trabalhados e a possibilidade de desempate em concurso público, quando previsto no edital do concurso.
Urnas eletrônicas
As urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste ano em Feira de Santana também já estão sendo preparadas. De acordo com o chefe do cartório da 156 Zona Eleitoral, este ano houve um pequeno contratempo, pois as urnas foram todas substituídas.
“A gente tinha a urna de um determinado modelo, que precisamos ceder para o estado de Sergipe, que já tem a biometria, e recebemos outras urnas. As urnas têm a mesma configuração, mas essa mudança atrasou um pouco nosso cronograma. Há a preocupação com a qualidade da urna, para saber como ela vai chegar aos locais de votação”, afirmou.
Preparação
O mês de setembro será basicamente para a preparação do todo o processo das eleições, incluído o treinamento de pessoal, segundo informou Danilo.
“Teremos reuniões quase todos os dias para tratar de segurança, transporte de urna, entre outras coisas. Faremos reuniões com os mesários, coordenadores, motoristas, que são cedidos por diversos órgãos, especialmente pela prefeitura de Feira, para que no dia das eleições tudo ocorra bem”, ressaltou.
Nova legislação
Danilo Pereira esclareceu que a nova lei eleitoral ainda não será aplicada nas eleições deste ano. De acordo com ele, ainda está valendo a legislação da eleição anterior. “As mudanças da lei nova são basicamente com relação à propaganda e não houve mudanças significativas”, declarou.