Daniela Cardoso e Ney Silva

A cidade de Feira de Santana passou a contar a partir de quinta-feira (7) com uma moderna Central de videomonitoramento. O equipamento foi inaugurado na noite de quinta pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante solenidade que foi prestigiada por delegados, militares, secretários e outras autoridades.

A central de videomonitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção aos Direitos Humanos (Seprev). O secretário Mauro Moraes acredita que a central vai possibilitar uma integração entre os policiais e pode contribuir para a redução da violência.

“Através das imagens geradas por essa central, tem algo muito maior e mais importante, que é a integração dos órgãos de segurança pública dentro do mesmo espaço, onde poderemos trabalhar juntos e usufruir de todos os benefícios que a tecnologia pode oferecer, tanto na área da investigação, que é feita pela polícia civil, como no trabalho preventivo, que é desenvolvido pela Polícia Militar e Guarda Municipal”, afirmou.

As câmeras vão cobrir a sede do município e alguns distritos, de acordo com o secretário. Segundo ele, a cobertura chegará a 80% e os que não estão cobertos, é devido a questões técnicas. “Hoje é a inauguração, mas vamos dar continuidade ao processo de ampliação do sistema”, destacou Mauro Moraes.

O coronel Adelmário Xavier, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), disse que a central de videomonitoramento vai possibilitar um controle total da cidade. “Pela experiência que eu tenho de outras cidades que já utilizam o sistema, considero que vai ser de grande valia para a segurança pública da cidade, como um todo. Milhares de olhos de policiais estarão vendo e ajudando na segurança. Então teremos um controle total sobre o destino com o tempo e o aprimoramento dos resultados serão muito melhores”, afirmou.

O delegado da Polícia Federal, Val Goulart, também enaltece a importância do videomonitoramento. “É de fundamental importância para a segurança pública a integração das forças policiais. É por isso que apoiamos a ideia do gabinete integrado e isso só traz resultados positivos. Com a ferramenta da tecnologia, se consegue trabalhar na prevenção, na repressão e é uma ferramenta de alto nível”, declarou.


O inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal em Feira de Santana, Fernando Vieira, acredita numa melhor integração entre as instituições. “Reúne o que há de mais moderno no policiamento comunitário, no policiamento preventivo e na ocorrência de crimes na cidade. A gente percebe que a prevenção através do videomonitoramento é uma estratégia que tem que ser posta à disposição da segurança de toda a sociedade. Outro fator importante é que vários órgãos estarão integrados”, disse.

A central de videomonitoramento presta uma homenagem ao capitão ex-comandante Arlindo Barbosa da Silva. O filho dele, o almirante Arnold Silva Barbosa, falou em nome da família. “Quero expressar a satisfação e a emoção da nossa família. Deixamos aqui a nossa gratidão ao prefeito José Ronaldo e a toda a cidade de Feira de Santana, por colocar o nome do meu pai nesse centro de videomonitoramento”, agradeceu.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho, em discurso, falou das dificuldades em aplicar os recursos públicos, especialmente os que vêm de convênios. “É muita luta, se não trabalharmos dia e noite, é difícil. A burocracia é muito grande, as licitações são complicadas e se perde muito tempo. Essa central é fruto de um convênio com o Ministério da Justiça é um investimento superior a 3 milhões de reais. Hoje estamos com cerca de 170 câmeras em atividade e chegaremos a 196 dentro de poucos dias”, informou.