Laiane Cruz

Uma rede fluvial estourou e invadiu as casas de alguns moradores da Rua dos Expedicionários, no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana. Eles tiveram suas casas invadidas pela água há cerca de 9 dias, o que deixou as áreas externas das residências completamente encharcadas e com um forte mau cheiro, além de muitas muriçocas. 


 

“É um mau cheiro que ninguém suporta. Eu tenho duas crianças e a gente não pode nem abrir a porta do quintal. O quintal está ilhado de água, com muita muriçoca e mau cheiro”, contou umas das moradoras da rua, Edna Farias.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do município, José Pinheiro, uma equipe da prefeitura está no local. Ele informou que o problema aconteceu porque a rede fluvial estava sendo utilizada como de esgotamento sanitário por alguns moradores que não possuem rede de esgoto em casa. "A Embasa prometeu que vai fazer esse pequeno trecho e resolver a situação. Nós estamos tentando desobstruir a rede de drenagem para acabar com o mau cheiro", disse.

A Embasa informou em nota que, após visita de uma equipe técnica, ontem, à rua dos Expedicionários, constatou que o esgoto que invadiu algumas casas é resultante de uma obstrução em instalação clandestina não operada pela Embasa. Para solucionar o problema, a Embasa vai retirar essa tubulação e implantar uma rede coletora de esgoto dentro dos padrões técnicos adotados pela empresa nos próximos 15 dias. No caso das casas com retorno de esgoto, elas estão situadas abaixo da rede coletora que atende a rua e, por isso, seus moradores resolveram, por conta própria, ligar seus esgotos em poço de visita de rede coletora que atende outra rua próxima do local.
 

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade.