Daniela Cardoso e Ney Silva
Está cada vez mais difícil manter estacionados os ônibus que fazem o transporte urbano de Feira de Santana na Rua Olimpio Vital, próximo à Estação de Transbordo. A reclamação é do motorista Valdiney Pereira, que faz um apelo à Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para evitar aplicação de multas. Ele explica porque existe a necessidade de estacionar os ônibus naquele local.
“Estamos passando uma grande dificuldade, pois quando chegamos ao terminal central para fazer os horários e a troca de turnos, os próprios fiscais da prefeitura não admitem os carros passarem mais de 10 minutos no terminal. Eles exigem que a gente coloque os ônibus na Rua Olimpio Vital, onde antes tinha uma placa da prefeitura, que era exclusiva para estacionamento de ônibus. Atualmente a prefeitura tirou essa placa e colocou uma de estacionamento normal”, afirmou.
Segundo o motorista, após a retirada da placa, carros pequenos e caminhões descarregando mercadorias ocupam o espaço e os ônibus são obrigados a parar em fila dupla, por não terem outro local para estacionar. Desse modo, de acordo com ele, os ônibus são multados por equipes da SMT.
“Até agora o sindicato tem nos defendido e nós motoristas não estamos pagando essas multas, mas o nosso objetivo é que o secretário viabilize um local para que os ônibus que estão fazendo horário sejam estacionados, ou então que a placa de estacionamento exclusivo de ônibus seja recolocada. Para a prefeitura multar, ela tem que nos dar condições. Tem que ter um local para estacionar, por isso estamos fazendo essa reivindicação”, afirmou Valdiney Pereira.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenezer Tuy, em contato com o Acorda Cidade, informou que ao longo da Rua Olímpio Vital existem placas permitindo estacionar, mas que os motoristas não podem estacionar em fila dupla. “Antes de qualquer medida a ser adotada conversamos com representantes das empresas de ônibus e informamos a eles que a partir de determinado período iríamos realizar a notificação dos ônibus que estavam parados ali em fila dupla”, afirmou.
Ebenezer destacou ainda que os ônibus não devem ficar parados e sim circulando. Segundo ele, os motoristas devem reclamar sobre o problema com as empresas. “A secretaria vai continuar notificando todos os veículos que estiverem parados em fila dupla”, ressaltou.
