Acorda Cidade

Não se pode mais dizer que o Leão ainda não venceu em casa no Brasileirão 2014. Na noite deste sábado (2), no jogo da 13ª rodada, o Rubro-negro recebeu o Grêmio no Barradão e conquistou o primeiro triunfo jogando em seus domínios. Depois de sair perdendo no primeiro tempo, graças a um gol de Barcos, os donos da casa reagiram, viraram na etapa final com dois gols de Caio – um deles de pênalti -, e carimbaram a segunda vitória consecutiva do Leão no certame. Ainda com jogos da rodada a serem realizados, o Vitória foi a 14 pontos e saltou quatro posições na tabela de classificação, saindo de campo na 12ª posição. Temporariamente sem maiores prejuízos, o Grêmio permaneceu no 10º lugar, com os mesmos 19 pontos que começou o jogo.Com a semana livre para os treinamentos, o Rubro-negro volta a campo no próximo final de semana, quando enfrenta o São Paulo, no Morumbi. A partida pela 14ª rodada acontece a partir das 18h30 do domingo (10). O próximo compromisso do Grêmio na competição será o clássico contra o Internacional, também no domingo, às 16h.


Bola rolando – O jogo começou dinâmico e em alta velocidade no Barradão. Os dois times quiseram mostrar iniciativa logo no começo e se alternaram nos ataques e contragolpes. O Vitória conseguia articular bem a troca de passes pelo meio-campo e foi o primeiro a chegar com mais perigo. Depois da tabela na intermediária, a bola sobrou para o estreante Luis Aguiar, ele encheu o pé da frente da área e Marcelo Grohe segurou na defesa, aos nove minutos.

Também participativo no ataque, o Grêmio chegou aos 11 minutos e se aproveitou da falha na defesa do Leão para marcar o primeiro gol da partida. Dudu levantou a bola para Barcos, ele recebeu na pequena área, teve espaço para dominar e completou para o fundo da rede. O gol pareceu ter diminuído o ímpeto ofensivo que as duas equipes mostraram no começo do jogo, e no decorrer do primeiro tempo o ritmo diminuiu, com o Grêmio mais armado para o contra-ataque e dificultando a chegada rubro-negra.

Com o Leão perdendo espaço no meio, o Grêmio passou a jogar melhor na parte final da primeira etapa e chegava com mais facilidade no ataque. Nas poucas vezes que conseguia transpor o meio-campo, o Vitória tinha dificuldade de chegar bem armado na área e parava na marcação tricolor. Assim o duelo seguiu até a ida para o intervalo.

O Vitória voltou mais aceso no segundo tempo, e, assim como no início do jogo, saiu para o jogo com mais iniciativa que o rival. O susto para o Grêmio veio logo no primeiro minuto, quando Caio chegou pela direita, tentou cruzar e acabou acertando a trave na meta de Marcelo Grohe. Mais uma vez com Caio, o Rubro-negro voltou a levar perigo aos oito minutos. O atacante insistiu na direita, conseguiu tirar da marcação, mandou o chute cruzado, mas colocou para fora.

O melhor momento e a presença constante do Leão no ataque enfim tiveram o efeito esperado pela torcida aos 13 minutos. Depois que Euller descolou o cruzamento pelo lado esquerdo, Caio alcançou para completar na área e mandou para o gol do Tricolor gaúcho. E depois de abrir o Leão manteve o bom posicionamento e conseguia manter mais tempo de posse de bola. Com isso, agora era a vez do Grêmio precisar recuar na marcação para não sofrer um novo bote.

Dominando o segundo tempo do jogo, em mais uma situação de ataque forçada para cima da defesa tricolor, o Rubro-negro arrancou a oportunidade para virar o jogo. Aos 30 minutos, no cruzamento para a área do Grêmio, Dinei tentava chegar na bola, mas foi derrubado pela zaga, fazendo o árbitro marcar o pênalti. Caio foi para a cobrança, Marcelo Grohe ainda defendeu, mas o atacante aproveitou o rebote e mandou para a rede mais uma vez. E depois de conseguir a virada, o Leão abriu o momento de cautela, passando a jogar no contra-ataque, e assegurou o bom resultado. As informações são do Correio.