Laiane Cruz

Os professores da rede municipal de Santo Estevão decretaram na terça-feira (15) greve por tempo indeterminado. Os profissionais estavam paralisados já havia duas semanas em protesto pelo reajuste dos salários. De acordo com a diretora regional da APLB do sertão, professora Marlede Oliveira, a categoria esteve reunida com a prefeitura, que afirmou fornecer o reajuste somente a partir de dezembro de 2015.

“Todo trabalhador tem que ter ajuste todo ano, nem que seja para reaver a reposição da inflação, que esse ano foi de 5,91%. Infelizmente o prefeito Orlando Santiago não tem nenhuma proposta de reajuste. O que a prefeitura vem oferecendo é reajuste zero. Além disso, nós temos a garantia do piso nacional que esse ano foi de 8,32%”, afirmou a diretora. 

Ainda segundo Marlede Oliveira, haverá nestas quinta e sexta-feira (17 e 18) novas manifestações, e na sexta à tarde uma assembleia em frente ao fórum do município para discutir os rumos da greve. 

De acordo com prefeito de Santo Estevão, Orlando Santiago, a prefeitura vem se reunindo com os professores para que juntos cheguem a uma conclusão. Segundo ele, será preciso analisar a folha de pagamento para verificar a possibilidade de fornecer o aumento salarial da categoria.