Daniela Cardoso

Ao contrário do que se viu nos primeiros jogos da seleção brasileira durante a Copa do Mundo 2014, o movimento de torcedores nos bares de Feira de Santana caiu consideravelmente. Antes mesmo de terminar o jogo em que o Brasil perdeu por 7×1 para a Alemanha, os comerciantes viram os bares esvaziarem.

Para o jogo deste sábado (12), em que o Brasil disputou o 3º lugar na competição contra a seleção holandesa, havia restando a esperança tanto dos comerciantes, em conseguir vendar mais do que no jogo passado, como dos torcedores em assistir uma seleção brasileira melhor dentro de campo. Mas a esperança se transformou em decepção para ambos. O Brasil mais vez perdeu e os donos de bares ficaram com a maioria das mesas sem ninguém.

O comerciante Robson Junior, proprietário de um bar na Rua São Domingos, disse que investiu bastante para abastecer o estabelecimento durante os jogos. Segundo ele, nas primeiras partidas o movimento foi bom, com lotação total, mas desde a derrota do Brasil para a Alemanha, que a situação mudou bastante.

“Em dias de jogos a gente tem que ter o estoque dobrado de tudo que temos no bar para vender. Temos 55 mesas e todas estavam sempre lotadas. Mas durante o jogo contra a Alemanha, após o intervalo, só tinham 17 mesas ocupadas. Hoje o bar ficou praticamente vazio. Somente cinco mesas foram ocupadas”, relatou.

Para o comerciante, agora, assim como para a seleção brasileira, resta apenas o aprendizado. “A gente fez todo um investimento e agora serve de aprendizado. Não esperamos, mas aconteceu. Espero recuperar mais na frente. Acreditávamos que seria melhor. Como dono de bar e brasileiro, foi uma decepção e agora espero que daqui a quatro anos seja diferente”, disse.

A rua São Domingos, um dos pontos mais movimentos da cidade em dias de jogos da seleção brasileira, também estava vazia ao final da partida deste sábado, em que o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo perdedndo para a Holanda por 3×0.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade