Daniela Cardoso
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Feira de Santana, Fábio Dias, orientou os funcionários demitidos da Yazaki a não procurarem a empresa para negociar, durante uma assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (3), na sede do sindicato. Ele disse que os funcionários não devem ir buscar a carta de demissão na Yazaki e sim esperar receber em casa. As demissões começaram a ser entregues na última terça (1), quando a empresa confirmou o fechamento.
“O sindicato orienta que os trabalhadores não procurem a empresa para levar a carteira de trabalho. A empresa está pedindo para que os funcionários busquem a carta de demissão, mas as pessoas precisam fazer exames. Por isso o sindicato orienta que os trabalhadores não negociem com a Yazaki. Os trabalhadores devem procurar o sindicato, em caso de qualquer dúvida, que iremos orientá-los”, afirmou.
Ainda segundo Fábio Dias, na segunda-feira (7), será realizada uma reunião com o Ministério Público do Trabalho para discutir a situação dos funcionários. “Também vamos conversar com os representantes da Yazaki”, afirmou, acrescentando que o sindicato e os trabalhadores vão entrar na justiça com uma ação coletiva contra as demissões.
“As homologações das demissões dependem do sindicato, do Ministério Público, do Ministério Público do Trabalho e do Cerest (Centro de Referência em saúde do Trabalhador), pois tem muitos trabalhadores doentes. Queremos negociar da melhor forma”, destacou o presidente do sindicato.
As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade