Andrea Trindade
A viagem de São Paulo para Pernambuco, que já é bastante longa, durou nove horas a mais para 40 passageiros de um ônibus de turismo interestadual. O veículo foi fiscalizado por volta meia-noite desta quinta-feira (19) no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-116, em Feira de Santana, e apreendido sob suspeita de irregularidades.
Por conta disso, os passageiros pagantes e quatro crianças passaram mais de nove horas em um ponto de apoio esperando a empresa enviar outro carro.
De Feira de Santana até o destino final, Garanhuns (PE), a viagem vai durar cerca de 11 horas, segundo o motorista Marcos José Rosa. Ele estima chegar por volta das 22h na cidade pernambucana.
“A ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres] alegou que estávamos fazendo apenas parte da linha que seria de São Bernardo dos Campos, no interior de São Paulo, até Fortaleza, no Ceará, e como só tinha passageiros de São Paulo para Garanhuns eles alegaram que estávamos fazendo transporte clandestino. Não concordo com a apreensão porque até então desconheço essa lei e acredito que alguma coisa está errada. Não tem como eles soltarem a gente em um ponto de apoio particular, que seria da Gontijo ou da São Geraldo. O correto seria um transbordo que deveria partir do próprio posto da PRF ou de uma rodoviária”, disse o motorista.
O Núcleo de Comunicação da PRF (Nuco) informou ao Acorda Cidade que todo veículo abordado só segue viagem quando está em conformidade com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e da ANTT. Os passageiros seguiram viagem na manhã desta quinta-feira (19) com a chegada de um outro ônibus.
Com informações do repórter Paulo José do programa Acorda Cidade.

