Acorda Cidade

Alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental escreveram biografias de alguns dos grandes jogadores do futebol brasileiro que fizeram história e conquistaram títulos mundiais. Professores e estudantes da Escola de Tempo Integral Mãe da Providência, unidade conveniada à Seduc, desenvolveram o projeto de leitura “Os campões do mundo e o mundo dos campões", cujo objetivo principal foi conhecer e valorizar a história de vida de alguns jogadores brasileiros que foram campeões de mundiais no período entre 1958 a 2002.

Na Sala Temática do evento em que os grupos apresentam várias exposições: o 1º ano tratou da vida do jogador Neymar e a busca pelo hexa campeonato; o 2º ano ficou com os jogadores Ronaldo Fenômeno e Cafú, representando a conquista do penta no ano de 2002.

Já as turmas de 3º e 4º ano tiveram como personagens o goleiro Taffarel, representante da conquista do tetra em 1994, e Dadá Maravilha, protagonista da conquista do tricampeonato, 1970. O 5º ano abordou a trajetória dos campeões Garrincha, representando o bicampeonato, em 1972, e do rei Pelé, período considerado um marco, uma vez que o Brasil teria desabrochado para o futebol: foi a conquista do primeiro título, em 1958.

Como culminância do projeto, os estudantes e professores apresentaram um espetáculo que mesclou teatro, dança, música em torno da temática principal. O espetáculo retratou as músicas e a moda de cada época, com imitações de Maysa, e representações do rock, hippie e modelos de transmissões dos meios de comunicação, das emissoras de rádio à TV digital.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Kamile Rodrigues, “o mais interessante foi ver o empenho de cada aluno para a finalização deste projeto, a construção narrativa das crianças foi o mais gratificante para a confecção do livro”, avalia.

Para a confecção da biografia foi necessária a participação de todos; no período de três meses, foram construídas narrativas e produções textuais. E nas atividades complementares, foi apresentando aos alunos músicas de épocas, o contexto social e histórico, para o entendimento e elaboração do livro.

“É necessário lutar pelos nossos sonhos, podemos acreditar e quem sabe nos tornarmos grandes jogadores, como fizeram Pelé, Ronaldo e outros", defende Joemile Pereira, do 5º ano, ao saber que Pelé havia prometido ao pai ainda criança que quando crescesse ganharia e seria campeão do mundo.

Para Lucas da Silva, do 4º ano, “Dadá Maravilha era uma criança que sofria e superou muitas dificuldades a partir da sua entrada no futebol, tornando-se um grande jogador”. E para Lucas, as grandes razões para isso são o amor e a vontade de vencer.

“Uma pessoa que passa grande dificuldade pode subir na vida, com o esporte”, afirma a aluna Claudiele Ferreira, do 4º ano; para ela, esse foi o maior aprendizado decorrente do projeto. As informações são da Secom.