Bahia

Operação conjunta apreende 4,5 toneladas de fogos em Salvador

Oriundos da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, e do estado de Minas Gerais, os artefatos estavam estocados em vários imóveis.

Acorda Cidade

Armazenadas clandestinamente em duas residências, na Rua Direta do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador, mais de 4,5 toneladas de fogos de artifício, foram apreendidas, nesta quinta-feira (5), durante operação conjunta da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), com apoio do Exército.

Oriundos da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, e do estado de Minas Gerais, os artefatos estavam estocados em vários cômodos dos imóveis de número 359 e 364, onde os policiais prenderam em flagrante os comerciantes Eunice Ribeiro Conceição Santos e Marcos Pinto.

Segundo a titular da Decon, delegada Carla Santos Ramos, o armazenamento inadequado da grande quantidade de fogos de artifício, numa localidade com muitas residências e estabelecimentos comerciais, poderia ter provocado uma tragédia na região. “Havia material explosivo até na cozinha de uma das casas, próximo a um fogão”. Ela informou que Eunice e Marcos não tinham autorização do Exército para transportar fogos nem licença da CFPC para armazenar ou vender.

Depósito ilegal

Conduzidos à sede da Decon, na Rua Carlos Gomes, os dois comerciantes afirmaram que os lotes de fogos, contendo rojões, chuvinhas e bombas de tamanhos variados, que chegaram a Salvador no dia 30 de abril, seriam vendidos durante os festejos juninos, na capital, e os jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Os fornecedores dos fogos, em Santo Antônio de Jesus e em Minas Gerais, também podem ser responsabilizados pela venda ilegal.

Todo o material apreendido já está sob a guarda do Exército, que providenciará a destruição. Eunice Ribeiro e Marcos Pinto foram autuados na Decon por manter em depósito material impróprio ao consumo e sob risco de explosão. Eles serão encaminhados para o Núcleo de Prisão em Flagrante (NPF), no Complexo da Mata Escura.