Acorda Cidade


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em parceria com a paróquia senhor dos passos, da pastoral da saúde, da cidade de Feira de Santana, lança nesta terça-feira (27), na praça que fica localizada em frente ao paço Municipal, o Programa Hemoba em Ação, um verdadeiro mutirão para captar doadores de sangue.

O objetivo da ação é convocar a população para doar sangue e aumentar o estoque das unidades de coleta em todo estado, incentivando a doação voluntária. De 27 a 30 de maio, o Hemóvel estará em frente à Prefeitura de Feira de Santana, no estacionamento do paço Municipal, das 08 às 17 horas esperando a doação de todo povo Feirense.

As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais.

Sobre a doação

A necessidade de sangue é constante. Transfusões de sangue fazem a diferença entre a vida e a morte para centenas de pacientes. Estima-se que de cada 10 pacientes internados pelo menos um necessitará de sangue.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que para manter estoques satisfatórios sejam necessários pelo menos 3% da população doando sangue de forma regular. No Brasil, dados do Ministério da Saúde demonstram que 1,7% da população é doadora. Na Bahia, esse número é 1% e predominam doadores de reposição, ou seja, estão doando porque algum parente ou amigo próximo está necessitando.

Ao longo dos últimos anos, a Hemoba tem enfrentado uma diminuição gradativa no número de doadores voluntários, que são à base de todo o sistema de doação de sangue. Atingir um número de 100% de doadores voluntários é uma tarefa imensa e desejada por todos os serviços de sangue do país para assegurar tranquilidade para todos os pacientes.

Na Bahia, a missão da Hemoba é coordenar a política de sangue no estado, assegurando o fornecimento de sangue para todos os hospitais da rede pública. São 24 unidades espalhadas em diferentes cidades do estado e para atingir a missão, é necessário ter a matéria prima necessária – o sangue do doador.

Roteiro Hemóvel

Durante os dias de atendimento, o Hemóvel funcionará das 8h às 17h, exceto no dia 12 de junho, quando será de 8h às 12h.

27 a 30 de maio – Estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana.
03 a 06 de junho – Praça do setor de C de Mussurunga, Salvador.
10 a 13 de junho – Praça da Feirinha de Cajazeira X, Salvador