Acorda Cidade

Cerca de 40 mil vagas de trabalho temporário devem ser geradas no próximo mês em todo o estado – a maior parte delas, aproximadamente 30 mil, com a realização de festas particulares de forró. Segundo dados do Sindilojas, junho é considerado o quarto melhor mês em vendas para o comércio lojista – atrás do Natal, Dias das Mães e a Liquida Salvador -, e o crescimento este ano, em número de contratações extras, deve ser da ordem de 2%, ou perto de 10 mil entre a capital e o interior.

De acordo com Diego Lomanto, presidente da União das Festas de Forró – entidade que reúne os 13 principais eventos, entre eles o Forró do Piu-Piu (Amargosa) e o Forró do Bosque (Cruz das Almas) -, são cerca de 60 arrasta-pés particulares no estado, para um público estimado em 400 mil pessoas.


Segundo Lomanto, por evento (os de maior porte), são geradas cerca de mil vagas diretas, e mais mil ou dois mil de maneira indireta. Em festas menores, ele diz, o número de contratados fica entre 200 e 500.
Ainda segundo o empresário, as principais oportunidades são para músico; segurança, atendente de bar; pessoal de apoio à produção; alimentação; agente de portaria; posto médico; brigada contra incêndio; limpeza; sonorização e iluminação; montagem e desmontagem de estruturas.


A dica de Diego Lomanto para os interessados em trabalhar é buscar empresas de terceirização de mão de obra nos municípios, ou mesmo ir aos locais dos eventos."As festas também movimentam empresas de confecção (que fabricam camisetas para as festas), ambulantes, o comércio local, venda de tíquetes, agência de turismo. Tem cidade, como Itiruçu, por exemplo, que com oito mil habitantes, num evento destes chega a contratar 10% da população, ou seja, cerca de 800 pessoas. O investimento é alto e movimenta a economia do estado como um todo, gerando emprego e renda", conclui.


Alta no faturamento


Segundo o presidente do Sindilojas, Paulo Motta, por causa do São João e do Dia dos Namorados, normalmente o aumento da contratação em junho fica em torno de 7%, 8%. Mas neste ano, por conta da Copa do Mundo, a previsão é que as contratações sejam menores, "exatamente por causa da demanda, que deve diminuir com os jogos.


Diretora da Veromundo Viagens e Turismo – pioneira no chamado serviço de "bate e volta" de grandes eventos -, Léa Souza afirma que o São João representa 40% de todo o faturamento anual da empresa e que, no período, chega a contratar até 300 profissionais extras, entre motoristas, coordenadores, guias, equipe de atendimento e vendas, promotoras, seguranças, entre outros.


Segundo o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Sílvio Pessoa, bares, restaurantes e hotéis – embora não divulguem os números de postos – também costumam contratar mais nesta época do ano, entre garçons, ajudantes de cozinha e camareiras.

As informações são do A Tarde.