Acorda Cidade
Mais de mil novas placas devem ser instaladas em Salvador para orientar os turistas sobre os caminhos que levam aos pontos turísticos e à Arena Fonte Nova durante a Copa do Mundo. A cidade deve receber cerca de 300 mil pessoas, entre brasileiros e estrangeiros no Mundial.
De acordo com informações da Transalvador, as primeiras placas temporárias começaram a ser instaladas em alguns pontos da orla durante a madrugada deste sábado (24).
Na saída do aeroporto de Salvador e por todos os 18km da Avenida Paralela, as placas em três idiomas que ainda podiam ser vistas, durante a semana, indicando o trajeto até a Arena Fonte Nova eram aquelas colocadas para a Copa das Confederações, no ano passado. Na região do Iguatemi, a situação se repete. Na Avenida Bonocô, as placas antigas também ainda são as únicas referências para se chegar à Arena Fonte Nova.
Na Avenida Octávio Mangabeira, orla de Salvador, placas indicativas estão apagadas e o auxílio que o motorista encontra para chegar ao estádio são, também, as placas da Copa das Confederações.
"Eu senti falta muito do apontamento das regiões. Onde é o Pelourinho, onde ficam as ladeiras. Senti falta dessas informações", opinou o turista de Minas Gerais Emerson Pereira.
"Pela sinalização que eu vi, é complicado. Tem que parar para pedir informação", diz o turista de São Paulo, Marcelo Gonçalves.
Desde 2012, a Fifa, junto com o Governo Federal, definiu o padrão das placas que deveriam ter sido instaladas na cidade. O trabalho tinha que ter começado no dia 12 de maio. O projeto total de sinalização da capital baiana feito pelo Governo do Estado, em parceria com a prefeitura, vai custar mais de R$ 10 milhões. Do montante, R$ 3,5 milhões foram repassados pelo Ministério do Turismo.
De acordo com o projeto, mais de 2.250 placas devem ser instaladas em regiões da cidade – nem todas no período da Copa. A prefeitura tem a responsabilidade de colocar 574 placas fixas em três regiões da cidade, e ainda 60 temporárias. As placas temporárias não fazem parte do projeto, mas devem ser as únicas instaladas até a Copa do Mundo.
Ao Governo do Estado cabe a instalação de mais de 1.670 placas, mas até a Copa do Mundo, a previsão é instalar 1.027 em três das oito regiões projetadas. "Sei que nós estamos precisando de uma sinalização mais perfeita e parte dessa sinalização já estará pronta para a Copa, principalmente no Centro Histórico, Pelourinho, adjacências. Alguma coisa disso aí já estará pronto", espera o secretário de Turismo da Bahia, Pedro Galvão. As informações são do G1.