Daniela Cardoso e Ney Silva
 
Fiscais da Superintendência de Defesa do Consumidor de Feira de Santana (Procon) interditaram na manhã desta quinta-feira (22) a agência do banco Itaú localizada na Rua Visconde do Rio Branco. O Procon vinha recebendo reclamações contra o atendimento na agência e já tinha feito uma notificação pelo fato dela ter se transformado em uma agência de negócios. Já tinham ocorrido demissões e transferências de funcionários, sendo que a instituição insistia em funcionar de forma mista, como agências de negócios e bancária.
 

 
A superintendente do Procon, Suzana Mendes, explicou que interditou a agência porque pode vir a causar danos tanto a saúde como a segurança do consumidor, por manter o atendimento na guarda e movimentação de valores. “A agência continua com todos os clientes vinculados a ela com pagamentos e depósitos”, afirmou. De acordo com ela, ou o a agência passa a ser apenas um escritório de negócios ou volta a ser uma agência normal com porta giratória, seguranças e caixas normais. 
 

 
Segundo Suzana Mendes, para que a interdição possa ser suspensa é só o banco cumprir os requisitos que determina a lei para uma agência bancária, atendendo os itens citados, anteriormente. Participaram do ato de interdição, advogados do Procon e fiscais, além de diretores do sindicato dos bancários.  
 

 
A presidente do sindicato dos bancários de Feira de Santana, Sandra Freitas, disse que a entidade já tinha denunciado a agência desde o dia 12 de maio, quando o banco anunciou que ia abrir uma agência de negócios sem porta giratória e sem segurança. “Formulamos uma denúncia ao Procon, que nos convidou para uma reunião para que juntos pensássemos em algo para que o banco cumprisse a lei”, afirmou.
 
Ela lamenta que o Procon tenha tido que fechar a agência por descumprir leis que defendem o consumidor e que gostaria que a agência estivesse funcionando normalmente, sem colocar em risco os funcionários e clientes. “Como há riscos aos clientes o Procon entendeu que tinha que interditar e nós estamos aqui apoiando”, disse Sandra.