
O caso recente envolvendo o ator Henri Castelli no BBB reacendeu o alerta sobre os perigos do desconhecimento a respeito do que fazer ao presenciar uma crise convulsiva. O agora ex-participante convulsionou duas vezes, na quarta-feira (14), em um curto espaço de tempo.
Conforme o Acorda Cidade já divulgou, o ator, que tem 47 anos, teve a primeira convulsão durante uma prova de resistência. Após receber atendimento médico e fazer exames em um hospital, o artista retornou para a casa e apresentou uma segunda crise. Ainda na edição da quarta-feira (14), o programa comunicou a saída de Castelli.
Sabendo da importância do assunto, o Acorda Cidade resolveu conversar com dois neurologistas, médicos especializados no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças que afetam o sistema nervoso central.
O que é uma convulsão?
O médico Leonardo Halley explicou que a convulsão é uma manifestação clínica causada por uma descarga elétrica excessiva, súbita e desorganizada no cérebro. Esse comportamento interfere no funcionamento normal do cérebro, o que pode provocar contrações musculares involuntárias, perda da consciência e movimentos repetitivos.
Um alerta importante feito pelo médico é que uma convulsão não necessariamente confirma um diagnóstico de epilepsia, uma condição neurológica crônica caracterizada por crises convulsivas recorrentes.
Os riscos do excesso
Já Camila Moura, médica neurocirurgiã, alertou que a convulsão surge de forma súbita e pode provocar perda de consciência. Outro ponto destacado pela profissional é que, no caso do ator, que estava realizando uma prova de resistência, fatores externos podem ser estimulantes.

“Em pessoas saudáveis, a atividade física intensa por si só não desencadeia a crise convulsiva. No entanto, o esforço, quando associado a fatores como privação de sono, hipoglicemia, desidratação associada ao calor excessivo e estresse, pode aumentar o risco em pessoas que têm alguma predisposição neurológica”, reforçou a médica.
O que pode provocar uma convulsão?
- uso irregular da medicação antiepiléptica
- privação de sono
- estresse físico ou emocional intenso
- consumo excessivo de bebida alcoólica
- febre, principalmente em crianças pequenas
- alterações metabólicas
- hipoglicemia
- distúrbios eletrolíticos
- infecções do sistema nervoso
- trauma craniano
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
✅O que fazer durante uma crise convulsiva
Leonardo explicou que as convulsões são involuntárias e que, às vezes, pacientes que estão prestes a ter uma crise podem apresentar sintomas, o que a medicina chama de aura, e que esse momento anterior pode ser um sinal de alerta para tomar os devidos cuidados e se manter calmo.
“Essa aura pode ser uma sensação súbita de medo, angústia, alterações visuais, zumbidos, cheiros, dormência em uma parte do corpo, sensação de náusea, sensação de frio na barriga e sensação de desconexão da realidade. Às vezes, ela vem sem aura, sem aviso nenhum. Nem todos os pacientes vão ter aura”, disse.
“É muito importante, ao presenciar uma crise convulsiva, manter a calma, afastar objetos cortantes que possam causar ferimentos na pessoa, deitar a pessoa de lado, de preferência, apoiar a cabeça, se possível, observar o tempo da crise, afrouxar roupas que estejam muito apertadas e aguardar a crise passar espontaneamente”, complemento o médico.
❌O que não fazer durante uma crise convulsiva
“Não se deve segurar os braços e as pernas da pessoa que esta tendo um crise, colocar objetos, dedos ou pano na boca dela, nem tentar oferecer água ou medicamentos durante a crise. Não se faz respiração boca a boca na hora da crise. Se a crise durar mais de cinco minutos ou se forem crises repetidas sem recuperação entre elas, deve-se procurar uma emergência”, disse o médico.
O médico também reforçou que a procura por ajuda médica é obrigatória se for o primeiro episódio de crise convulsiva, se houver algum ferimento, queda, dificuldade respiratória após a crise ou se o paciente for gestante, criança pequena ou idoso.
Com informações da jornalista Daniela Cardoso, do Acorda Cidade
Leia também:
Entenda por que Henri Castelli está fora do BBB 26
Henri Castelli sofre segunda convulsão após voltar para casa do BBB 26
Henri Castelli tem convulsão durante prova do BBB 26; veja o vídeo
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.