
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, anunciou na noite desta quarta-feira (14) a abertura da licitação para a execução de obras de drenagem no bairro Campo Limpo. As intervenções têm como objetivo solucionar os recorrentes problemas de alagamentos registrados na região durante períodos de fortes chuvas. O bairro Baraúnas também será contemplado no mesmo projeto.

O anúncio foi acompanhado pela equipe do site Acorda Cidade, que conversou com o prefeito e com o superintendente de Operações e Manutenção do município, João Vianey, da Superintendência de Manutenção e Obras (Soma).

Durante o encontro com moradores, realizado em uma igreja da comunidade, José Ronaldo destacou que a obra representa o cumprimento de um compromisso assumido com a população ainda durante a campanha eleitoral. Segundo o prefeito, após assumir a gestão, a prefeitura contratou empresa para elaboração do projeto de engenharia, que contempla não apenas o Campo Limpo, mas também outras comunidades do município.

“A licitação será publicada nesta quinta-feira (15) e o processo licitatório acontece no dia 26 de março. Após a conclusão, a empresa vencedora será contratada e daremos início a essa que será a maior obra de drenagem já realizada em Feira de Santana”, afirmou o prefeito. Ele ressaltou ainda que os recursos para a execução são integralmente do município, obtidos por meio de empréstimo, a exemplo de outras grandes intervenções realizadas na cidade, como viadutos e túneis.

De acordo com José Ronaldo, a licitação será única para os bairros Campo Limpo e Baraúnas, enquanto outras localidades receberão projetos e processos licitatórios distintos, à medida que os estudos de engenharia forem concluídos.
O superintendente João Vianey explicou que o projeto prevê uma obra de macrodrenagem que abrange uma área de aproximadamente 280 hectares. A intervenção inclui um canal principal na Rua Monsenhor Moisés do Couto, além de canais secundários, microdrenagens e pontos de captação com bocas de lobo, responsáveis por conduzir as águas pluviais até a Lagoa da Taboa.

Segundo ele, a licitação será internacional, em razão de o financiamento estar vinculado ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fomplata), o que exige um prazo mínimo de 35 dias úteis e publicação em organismos internacionais.
O investimento total da obra está estimado em R$ 72 milhões, sendo cerca de R$ 47 milhões destinados especificamente ao bairro Campo Limpo. O prazo de execução previsto é de 18 meses. Parte da obra será realizada com tecnologia de túnel liner, método que reduz impactos no tráfego e evita o fechamento total das vias durante os serviços.

A rede principal de drenagem terá início na Lagoa da Taboa, passando pela região da Rua Pitombeiras e seguindo pela Monsenhor Moisés do Couto, alcançando áreas próximas à Rua Itaboraí, antes da Bertolina Carneiro, beneficiando toda a região com a melhoria do escoamento das águas pluviais.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.