Daniela Cardoso
O 4º mutirão de cirurgia pediátrica realizado no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, deve operar 45 crianças neste sábado (17). De acordo com o médico Aécio Mendes, mais de 100 profissionais estão envolvidos neste mutirão, que segundo ele, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica, que acontece no Brasil inteiro, e que tem o objetivo de diminuir o tempo de espera de quem aguarda na fila.
“A demanda é muito grande. Aqui no HEC nós atendemos crianças de todo o estado e inclusive para este mutirão. A nossa intenção é comtemplar os pacientes. O acolhimento para a criança é muito importante, por isso criamos todo um ambiente com diversos profissionais para participar do procedimento, como educadores, pedagogos, psicólogos, além dos médicos. Todo o hospital se mobiliza”, destacou.
Serão realizados procedimentos como cirurgias de hérnia, fimose, cistos, entre outros. Crianças de 1 a 10 anos participação do mutirão. O médico Aécio Mendes ressalta que as crianças que passarão pelos procedimentos cirúrgicos não devem estar com nenhuma outra doença associada.
“45 crianças serão operadas, mas estrategicamente nós chamamos 55, pois algumas chegam com febre, tosse e não podem ser operadas. Então a gente tem outra para colocar no lugar”, explicou. “Não é agradável ninguém esperar meses para fazer uma cirurgia, mas é inevitável, pois a demanda é maior que nossa capacidade de resolver, por isso essa já é a 4ª edição do mutirão, que é realizado anualmente”, finalizou.
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade