
Os Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) de Feira de Santana contabilizaram 22.165 atendimentos ao longo do ano de 2025, reforçando a atuação da política de proteção social especial no enfrentamento às situações de violação de direitos no município.
No trimestre de referência, as equipes técnicas dos Creas realizaram 3.259 atendimentos, alcançando 6.696 indivíduos em acompanhamento especializado. Nesse período, 1.825 famílias foram inseridas no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), conforme o tipo de ingresso, garantindo suporte técnico e social às famílias em situação de vulnerabilidade.
Ainda no âmbito do Paefi, 708 famílias foram acompanhadas por meio da participação em atividades socioeducativas, que incluem atendimentos individuais, visitas domiciliares e ações coletivas, voltadas ao fortalecimento de vínculos e à superação das situações de risco social.

O Serviço Especializado em Abordagem Social apresentou números expressivos no trimestre, com 7.773 indivíduos atendidos, considerando marcadores sociais de diversidade, vulnerabilidades pessoais e sociais, além de pessoas beneficiárias ou assistidas por outras políticas públicas. O serviço atua de forma estratégica na identificação e no atendimento de situações como população em situação de rua, trabalho infantil e outras violações de direitos.
No período analisado, os Creas também concederam 73 Benefícios Eventuais, atendendo demandas emergenciais e contribuindo para a proteção imediata de indivíduos e famílias.
Outro destaque foi o Serviço de Proteção Social a Adolescentes em cumprimento de Medidas Socioeducativas em meio aberto, nas modalidades de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC). No trimestre, foram registrados 1.788 atendimentos, com 43 adolescentes inseridos em Liberdade Assistida, conforme os dados de referência.
Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.