
Em agosto do ano passado, o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) iniciou o atendimento nas unidades do órgão por ordem de chegada. Em Feira de Santana, no SAC da Rodoviária, moradores que precisam emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) têm relatado à produção do Acorda Cidade muitas filas para conseguir adentrar o espaço para realizar o serviço. De acordo com as informações, por dia, são disponibilizadas apenas 200 vagas.

Também no ano passado, o SAC enfrentou diversas reclamações por falta de vagas e dificuldades de realizar o agendamento para a retirada de documentos.
Na manhã desta sexta-feira (9), o Acorda Cidade esteve no local e confirmou a aflição de pessoas que tentam retirar o documento, sem solução. Do distrito de Maria Quitéria, Dona Maria José chegou cedo, por volta das 6h30, para conseguir uma vaga. Desde ontem, ela tenta pegar uma ficha.

“Ontem vim também e não consegui, já tinha encerrado. Não conseguiu porque ele disse que não teria mais ficha, já tinha encerrado. E hoje, não consegui também. Não consigo agendar, porque eu não estou conseguindo entrar no aplicativo e eu preciso de um telefone também aqui para conseguir agendar e eu estou esperando para ver uma resposta.”

Maria José, que é cuidadora de idosos, disse que tem gastado com transporte para ir e vir, sem contar que tem se atrasado no trabalho para tentar emitir seu documento.
Segundo apuração da reportagem do Acorda Cidade, mesmo pessoas que aguardaram na fila e que chegaram horas antes, por volta das 4h, 5h, não conseguiram pegar a ficha pela demanda de pessoas no local. As vagas que seriam destinadas para o período da tarde também já foram distribuídas.

“Tem muitas pessoas aqui que não conseguiram ficha e não estão conseguindo agendar também”, reforçou Maria José.
Elias Matos de Jesus também chegou por volta das 6h30 e estava aguardando uma resposta por parte do SAC. “Não consegui ficha. E estou precisando da identidade. Acabam de madrugada [fichas]. Desse jeito você nunca vai fazer nada porque chega e não consegue.”

A obrigatoriedade da nova CIN só será cobrada em 2032, mas para quem não tem o RG, ou está velho e/ou vencido, é preciso retirar o documento antes desse prazo e, pelo visto, a demanda de pessoas que necessitam do serviço, que é pago, continua alta.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também:
Falta de senhas para emissão de RG volta a gerar queixas no SAC de Feira de Santana
Limite de senhas para 1ª via da nova carteira de Identidade no SAC causa filas e frustração
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.