Complexo de Delegacias -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O diretor Regional do Interior Leste (Dirpin) em Feira de Santana, delegado Yves Correia, fez uma avaliação parcial dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2025 e classificou o balanço como positivo. Segundo ele, os dados completos do ano serão apresentados oficialmente no dia 6 de janeiro.

De acordo com o delegado, a Polícia Civil encerra 2025 com uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

“Sem dúvidas um balanço positivo, um balanço muito especial, uma vez que em 2025 a gente está fechando o ano com uma redução significativa de aproximadamente 30% na redução de crimes violentos e letais e intencionais”, afirmou Yves Correia ao portal Acorda Cidade. Ele explicou que esse grupo inclui homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte.

Complexo de Delegacias -
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Prisões e apreensões

Outro destaque foi o número de prisões realizadas. A quantidade de mandados de prisão cumpridos pela Polícia Civil se aproximou de 600 mandados, além das prisões em flagrante, ressaltando a atuação integrada com a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal.

De acordo com os dados apresentados, somente em Feira de Santana foram apreendidas 361 armas de fogo pela Polícia Civil. “Quando a gente apreende arma de fogo, logicamente isso impacta também na diminuição desses crimes violentos, como o homicídio”, destacou.

Combate à violência contra a mulher

Sobre a violência contra a mulher, o delegado afirmou ao Acorda Cidade que há aumento nas denúncias e maior atuação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

Complexo de Delegacias -
Yves Correia | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“A gente percebe uma produtividade da delegacia de atendimento à mulher muito maior, uma delegacia extremamente operacional, que está operando bastante com diversas prisões ocorrendo aqui em Feira de Santana e região, tanto por descumprimento de medidas protetivas, que hoje a lei Maria da Penha, Lei nº 11.340 determina que uma vez descumpridas as medidas protetivas, é um crime autônomo, gerando inclusive flagrante delito por conta disso.”

O delegado também destacou avanços estruturais em 2025, como a inauguração do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) nas unidades policiais, a chegada de novas viaturas, drones termais e equipamentos de inteligência.

Aeronave para a Polícia Civil

Para 2026, a expectativa é de novos reforços, incluindo a previsão de uma aeronave para a Polícia Civil.

“Essa aeronave vai estar baseada em Salvador, mas podendo, logicamente, sempre vir apoiar também as nossas operações aqui em Feira de Santana e toda a região do leste também”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e no grupo de Telegram.