Fila para retirada de medicamentos | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade
Fila para retirada de medicamentos | Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Na reta final de 2025, muitas pessoas enfrentaram filas para retirar medicamentos disponibilizados pelo governo federal. Na manhã desta segunda-feira (29), beneficiários procuraram unidades da Farmácia Popular em busca de remédios para o tratamento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto, entre outras condições.

Muitos relataram que saíram de casa ainda de madrugada ou até no dia anterior, pois essa seria a última data do ano para conseguir as medicações. Os remédios ficam disponíveis a cada 30 dias.

Uma das mulheres presentes na fila disse que foi retirar um remédio que trata diabetes e insuficiência cardíaca. 

“Mas eu não tenho diabetes, ele trata o coração. É por isso que eu venho, é muito caro. É, 350 (reais)”.

Maria Barcelar, de 80 anos, mora no distrito de Tiquaruçu e contou que saiu de casa às 5h. A mulher disse que todos os meses retira os medicamentos na farmácia. 

Assim como Marta Cerqueira, que chegou às 6h e estava no primeiro lugar da fila. Marta foi buscar medicações para tratar diabetes e problemas de coração. 

Além de terem que madrugar nas filas, outra questão abordada pelas pessoas é a dificuldade em conseguir os remédios, por conta do descredenciamento de farmácias que distribuem esses medicamentos em Feira de Santana.

Poucas unidades de farmácia tem esse credenciamento e fazem a distribuição dessas medicações. Portanto, essas filas grandes são recorrentes.

Sobre os horários, os beneficiários presentes disseram que muitos chegam de manhã e saem pela tarde. 

“A gente tem que pegar essa fila que às vezes sai daqui 16h, 17h. Quem chegar mais tarde só vai sair esse horário”. 

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.