Operação desarticula grupo criminoso em Amélia Rodrigues
Foto: PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23), a Operação Campo Seguro, no município de Amélia Rodrigues, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em roubos armados contra propriedades rurais da região.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, em desfavor de integrantes do grupo criminoso investigado.

A operação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Amélia Rodrigues, com o apoio do Serviço de Inteligência da 3ª Coorpin, da 1ª Delegacia Territorial de Santo Amaro, das Delegacias Territoriais de Conceição do Jacuípe, além dos Grupos de Apoio Técnico e Tático de Investigação (Gatti) de Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Feira de Santana, equipes do Dirpin Leste, da Decarga de Feira de Santana e do Depin/Sede, em Salvador.

Operação desarticula grupo criminoso em Amélia Rodrigues
Foto: PCBA

As investigações apontaram que o grupo vinha atuando, nos últimos meses, principalmente nos municípios de Amélia Rodrigues e na localidade de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, praticando roubos com emprego de armas de fogo, tendo como alvos propriedades rurais. As vítimas eram subjugadas para a subtração de dinheiro, armas e aparelhos celulares, sendo também constrangidas a realizar transferências bancárias via PIX.

O rastreamento das transações financeiras realizadas durante os crimes possibilitou a identificação de um homem, custodiado no Presídio da Mata Escura, como um dos beneficiários dos valores subtraídos.

As apurações também revelaram que as ordens para a prática dos delitos partiam de outro suspeito apontado como de alta periculosidade e liderança local de facção criminosa. Mesmo recluso no Presídio da Mata Escura, em Salvador, ele continuaria determinando a execução de crimes como roubos, tráfico de drogas e homicídios, repassando ordens a comparsas em liberdade.

Outros integrantes da associação criminosa foram identificados, a maioria residente na localidade conhecida como Rua da Palha, nas proximidades do centro de Amélia Rodrigues.

No curso da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. Também foi cumprido um mandado de prisão temporária.

Durante as diligências, foi ainda efetuada a prisão de um homem em cumprimento a mandado de prisão decorrente de condenação pelo crime de estupro, ainda não transitada em julgado.

A Operação Campo Seguro reafirma o compromisso da Polícia Civil da Bahia com o enfrentamento qualificado às organizações criminosas e com a repressão firme aos crimes praticados contra a população da zona rural, promovendo mais segurança, tranquilidade e proteção às comunidades do interior do estado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.