Lagoa Grande
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O deputado federal Zé Neto (PT) apresentou um balanço das ações do mandato realizadas em parceria com o Governo da Bahia ao longo de 2025. A entrevista ocorreu durante a edição desta segunda-feira (22) do programa Acorda Cidade. Entre os principais temas abordados, o parlamentar destacou o andamento das obras de infraestrutura em Feira de Santana.

Anel de contorno

Zé Neto fez questão de explicar que a demora no início da obra de duplicação da parte restante do Anel de Contorno de Feira de Santana foi provocada pelo desejo de fazer um projeto mais moderno e pelo fato de que, ainda na fase inicial, a empresa responsável pelo serviço enfrentou problemas na obtenção de documentos junto à prefeitura.

Assinado convênio com Santa Casa para implementar Hospital Baiano de Oncologia em Feira de Santana
Zé Neto | Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Quando eles fizeram o canteiro de obras, trouxeram as máquinas, e estourou logo uma tubulação de água. Aí foram pedir à prefeitura mais informações sobre aquela região e a prefeitura não tem o suficiente. Resultado: eles tiveram que fazer todo o projeto de drenagem, macrodrenagem e de localização das sapatas. Tiveram que fazer sondagem de toda aquela área, que tem cerca de 14 quilômetros. Depois, tiveram que mandar esse novo projeto para aprovação”, disse Zé.

Trabalho em equipe

O parlamentar contou que essa é uma das prioridades do próprio mandato e que, há cerca de 20 dias, participou de uma reunião com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), solicitando apoio para intensificar os esforços para que a obra seja iniciada o mais rápido possível. A reunião contou também com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

“Temos R$ 36 milhões em caixa. Dinheiro não vai faltar. O projeto já está todo autorizado. Já montamos um novo canteiro de obras, está tudo arrumado, toda a parte de contratação inicial já foi feita e a obra começa para valer em janeiro, porque também, no fim do ano, se botasse as máquinas agora, nessa confusão de Natal, ia ser confusão para ele também. Eu conversei com o engenheiro da obra e ele me disse que a demora foi por conta dos muitos erros no projeto.”

card prf interdição trecho do anel de contorno
Foto: Divulgação / PRF

Zé Neto ressaltou que a obra deixou de ser apenas uma duplicação para se tornar uma travessia urbana, com infraestrutura mais ampla. O novo projeto prevê, ao longo de cerca de sete quilômetros, 11 passagens, três viadutos, seis passarelas, além de iluminação, drenagem, ciclovias e urbanização.

Apoio político

O deputado também elogiou a atuação do governador Jerônimo Rodrigues, destacando investimentos em abastecimento de água, infraestrutura e mobilidade urbana. Segundo ele, o governador teve papel decisivo na articulação da obra junto ao Governo Federal, o que garantiu um aporte de recursos que deu segurança para a elaboração do projeto com a magnitude que Feira de Santana anseia.

“João Durval foi um governador maravilhoso para Feira. Trouxe a água para cá e a energia para Paulo Afonso. Agora, Jerônimo dobrou a água que ele trouxe. Fez um investimento de R$ 420 bilhões. Ele dobrou o financiamento de água em Feira e outra coisa: ele foi conosco conversar com o Lula. Nós levamos os empresários na Missão Brasília”, disse.

Fetag-BA realiza encontro estadual em Feira de Santana para fortalecer sindicalismo e agricultura familiar hospital baiano de oncologia
Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia pelo PT | Foto: Ney Silva / Acorda Cidade

Lagoa Grande

Outro ponto abordado pelo parlamentar durante a entrevista foi a obra da Lagoa Grande, que, segundo Zé Neto, já está concluída. O deputado fez questão de frisar que todas as etapas do serviço foram concluídas e que não existe mais nada a ser feito no local.

“Não tem mais nada para fazer. Não tem um milímetro para fazer ali. São três etapas. A etapa da construção social e do conjunto que foi entregue foi aquela parte primeira lá do Conjunto Condé. A segunda parte é aquela parte do espelho d’água, que tem toda aquela coisa maravilhosa que a gente construiu. E a terceira parte é a parte de saneamento, de drenagem. A obra já acabou há seis meses”, disse.

“Nós vamos ter a avenida mais linda da cidade. Vamos fazer no Contorno o mesmo que fizemos no Centro de Cultura Amélio Amorim, com a duplicação da água pela Embasa, como fizemos com as 85 mil casas do Minha Casa Minha Vida, vamos fazer o que a gente fez com o Centro de Convenções, vamos fazer o que a gente fez com a universidade, que tem o maior teatro aqui, é maior do que o do Centro de Convenções, inclusive. Vamos fazer o que a gente tem feito na cidade, com carinho, com amor, junto com o governador Jerônimo, fazendo o nosso melhor com Feira de Santana”, finalizou o deputado.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.