BodyScan
Foto: Divulgação

O uso da tecnologia, aliada ao preparo da Polícia Penal da Bahia, foi mais uma vez decisivo para que a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) impedisse que materiais ilícitos fossem introduzidos no sistema prisional baiano.

O caso aconteceu na quinta-feira (18), no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, quando uma visitante foi flagrada pelas imagens do BodyScan, o scanner corporal usado nas revistas padrão das unidades prisionais do estado, com substâncias análogas à maconha e à cocaína em seu corpo. A mulher havia tentado burlar o mecanismo de revista introduzindo o material em suas partes íntimas.

O fato foi devidamente registrado por meio de Comunicado de Evento, sendo a visitante conduzida à 27ª DT – Delegacia Territorial de Itinga/Lauro de Freitas para adoção das medidas cabíveis previstas em lei. O material ilícito, cerca de 96 gramas, foi apreendido e, em seguida, adotadas as providências.

Eunápolis

No mesmo dia, mas no Conjunto Penal de Eunápolis, sete visitantes foram detidas ao tentar entrar com drogas escondidas em uma espécie de compartimento secreto nas sandálias. Uma delas ainda tentou esconder as substâncias em seu corpo, introduzindo-as nas partes íntimas. A tentativa de burlar o sistema também foi frustrada pelo preparo dos agentes e pelas imagens do BodyScan.

As visitantes e dois custodiados foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Eunápolis, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo autuações pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os elementos apurados.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e grupo de Telegram.